Marx Beltrão pede ao MEC mais capacitação para trabalhadores rurais
Deputado quer que governo federal destine recursos
Para aperfeiçoar e melhor qualificar a mão de obras dos trabalhadores da agricultura em todo o país e mais notadamente do Nordeste, o deputado federal Marx Beltrão protocolou em Brasília uma Indicação Legislativa (INC nº 1045/19) endereçada ao Ministério da Educação (MEC). No documento, o parlamentar coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional sugere ao ministro Abraham Weintraub “o aprimoramento de programas e a ampliação de investimentos na educação profissional técnica e de nível superior em ciências agrárias”.
Na prática, o pleito de Marx para Weintraub é para que o governo federal, por meio do MEC, destine mais recursos e crie ações focadas na qualificação da mão de obra dos homens e mulheres que atuam no setor agrícola, inclusive os trabalhadores da agricultura familiar. De acordo com Censo Agropecuário do IBGE, aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar. A área ocupada pela agricultura familiar era de apenas 80,25 milhões de hectares, o que corresponde a 24,3% da área total ocupada por estabelecimentos rurais.
“Este é um setor essencial para a economia interna e externa do Brasil e mesmo assim a autoridade nacional de Educação do país, o MEC, não direciona investimentos de monta na qualificação dos profissionais que atuam na área. E esta qualificação é mais que necessária. Precisamos capacitar o trabalhador rural, o homem e a mulher do campo. Por isso, solicitei ao Ministério e ao ministro Abraham Weintraub um foco nesta temática, e especialmente a criação de ações e programas que possam melhor qualificar estes trabalhadores”, afirmou Marx Beltrão.
Na Indicação, Marx Beltrão reforça que o objetivo é “apoiar e sugerir a ampliação de investimentos em programas cujo enfoque seja a educação no campo, como o Pronatec Campo, com o intuito de promover a inclusão social de jovens e trabalhadores do campo por meio da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da oferta de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Tais cursos poderiam ocorrer de acordo com os arranjos produtivos rurais de cada região. Precisamos, Senhor Ministro, dar mais atenção às regiões menos favorecidas e a educação no campo certamente é uma aliada” concluiu o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
