Marx Beltrão pede ao MEC mais capacitação para trabalhadores rurais
Deputado quer que governo federal destine recursos
                            Para aperfeiçoar e melhor qualificar a mão de obras dos trabalhadores da agricultura em todo o país e mais notadamente do Nordeste, o deputado federal Marx Beltrão protocolou em Brasília uma Indicação Legislativa (INC nº 1045/19) endereçada ao Ministério da Educação (MEC). No documento, o parlamentar coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional sugere ao ministro Abraham Weintraub “o aprimoramento de programas e a ampliação de investimentos na educação profissional técnica e de nível superior em ciências agrárias”.
Na prática, o pleito de Marx para Weintraub é para que o governo federal, por meio do MEC, destine mais recursos e crie ações focadas na qualificação da mão de obra dos homens e mulheres que atuam no setor agrícola, inclusive os trabalhadores da agricultura familiar. De acordo com Censo Agropecuário do IBGE, aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar. A área ocupada pela agricultura familiar era de apenas 80,25 milhões de hectares, o que corresponde a 24,3% da área total ocupada por estabelecimentos rurais.
“Este é um setor essencial para a economia interna e externa do Brasil e mesmo assim a autoridade nacional de Educação do país, o MEC, não direciona investimentos de monta na qualificação dos profissionais que atuam na área. E esta qualificação é mais que necessária. Precisamos capacitar o trabalhador rural, o homem e a mulher do campo. Por isso, solicitei ao Ministério e ao ministro Abraham Weintraub um foco nesta temática, e especialmente a criação de ações e programas que possam melhor qualificar estes trabalhadores”, afirmou Marx Beltrão.
Na Indicação, Marx Beltrão reforça que o objetivo é “apoiar e sugerir a ampliação de investimentos em programas cujo enfoque seja a educação no campo, como o Pronatec Campo, com o intuito de promover a inclusão social de jovens e trabalhadores do campo por meio da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da oferta de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Tais cursos poderiam ocorrer de acordo com os arranjos produtivos rurais de cada região. Precisamos, Senhor Ministro, dar mais atenção às regiões menos favorecidas e a educação no campo certamente é uma aliada” concluiu o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		