Regulação dos outdoors vai começar pelo Bosque das Arapiracas
Secretário de Meio Ambiente afirma que iniciativa é para evitar poluição visual e acidentes
O secretário de Meio Ambiente Varany Levino afirmou que a prefeitura pretende iniciar o processo de regulação dos outdoors pela imediação do Bosque das Arapiraca e depois pretende estender o trabalho para outros bairros da cidade. Para isso, ele convocou os empresários do ramo de publicidade para discutir, em reunião marcada para esta sexta (10), às 11h, as mudanças que deverão ser implantadas no município.
“O intuito inicial é fazer essa regularização no Bosque, porque se tentarmos fazer na cidade como um todo vai demorar muito e não vai dar para resolver tudo. A ideia é que na reunião a gente trate da questão da segurança, da manutenção dos outdoors, pagamento de taxas e regularização das empresas, e já possamos pincelar também essa questão do zoneamento”, afirmou o secretário.
Além de tratar da localização dos cartazes publicitários, levando em consideração se estão ocupando os espaços legalmente e seguindo os limites de recuo; a reunião deve tratar também a infraestrutura, uma vez que a utilização de materiais inadequados elevam o risco de desabamento e outros acidentes. Segundo o secretário, a Procuradoria Municipal também deverá participar do encontro para informar os empresários sobre os requisitos necessários para a emissão dos alvarás de publicidade.
Conforme o secretário, além da nota informando da operação para remover os anúncios e equipamentos publicitários que foram instalados de maneira irregular, provocando poluição visual e prejudicando a mobilidade e acessibilidade urbana, algumas empresas de publicidade já foram notificadas pela prefeitura. Os empresários do ramo de publicidade devem buscar junto à Secretaria de Meio Ambiente as informações necessárias para regularizar a situação da empresa junto ao município.
Varany Levino admite que o assunto é polêmico e mesmo prevendo que as discussões sejam conturbadas, espera a partir dessa reunião abrir um canal de diálogo em busca de um consenso entre a gestão pública e os empresários do setor. “Vamos tentar montar um código de publicidade que atenda a nossa cidade e aos interesses deles também, chegando em um ponto de equilíbrio também para os cidadãos, por conta da poluição visual, riscos de acidentes e para evitar a aglomeração de outdoors, que acaba gerando briga entre os empresários”, disse.