Líderes concordam em respeitar embargo a armas na Líbia
Decisão foi tomada durante cúpula internacional em Berlim
A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou neste domingo (19) que todas as potências envolvidas nos conflitos da Líbia decidiram respeitar o embargo de armas decretado pelas Nações Unidas.
A declaração foi feita após a cúpula realizada em Berlim, na Alemanha, para buscar um acordo para conter a crise protagonizada pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj e o marechal Khalifa Haftar. "Desenvolvemos um plano muito amplo, todos colaboraram de uma maneira muito construtiva. Acordamos que vamos respeitar o embargo sobre as armas e que este embargo será controlado mais estritamente do que até agora", afirmou ela Além disso, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que as grandes potências envolvidas no conflito da Líbia estão "totalmente comprometidas" com uma resolução pacífica no país africano.
"Todos se comprometeram a se retirar da interferência nos interesses da Líbia. É um princípio que deve ser respeitado", enfatizou. Guterres ainda expressou "profunda gratidão por [Angela Merkel] e pela iniciativa desta conferência". "Seu compromisso contribuirá para a estabilidade da Líbia", acrescentou, reiterando que "não há solução militar" e sim uma solução pacífica para a crise".
No comunicado final, os líderes pediram para "todas as partes envolvidas a redobrar esforços para uma suspensão duradoura das hostilidades, a distensão e o cessar-fogo permanente". O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, por sua vez, explicou que na base do documento "existe um compromisso de todas as partes interessadas, incluindo a comunidade internacional, de evitar interferência" na Líbia. "Podemos ficar satisfeitos porque avançamos. E a Itália está disponível para estar na primeira fila por um compromisso de responsabilidade e também no monitoramento da paz", afirmou Conte.
Últimas notícias
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Cícero Toledo nesta terça-feira (3)
DMTT auxilia Polícia Civil na localização de veículo roubado na Paraíba
Elefante pisoteia e mata três pessoas em parque na Tailândia
Investimento da Prefeitura de Penedo abastece farmácia da UPA e dos postos de saúde
Sob Lula, dívida bruta alcança R$ 10 trilhões e atinge 78,7% do PIB
Incêndio volta a atingir zona rural de Cacimbinhas pelo segundo dia consecutivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
