Líderes concordam em respeitar embargo a armas na Líbia
Decisão foi tomada durante cúpula internacional em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou neste domingo (19) que todas as potências envolvidas nos conflitos da Líbia decidiram respeitar o embargo de armas decretado pelas Nações Unidas.
A declaração foi feita após a cúpula realizada em Berlim, na Alemanha, para buscar um acordo para conter a crise protagonizada pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj e o marechal Khalifa Haftar. "Desenvolvemos um plano muito amplo, todos colaboraram de uma maneira muito construtiva. Acordamos que vamos respeitar o embargo sobre as armas e que este embargo será controlado mais estritamente do que até agora", afirmou ela Além disso, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que as grandes potências envolvidas no conflito da Líbia estão "totalmente comprometidas" com uma resolução pacífica no país africano.
"Todos se comprometeram a se retirar da interferência nos interesses da Líbia. É um princípio que deve ser respeitado", enfatizou. Guterres ainda expressou "profunda gratidão por [Angela Merkel] e pela iniciativa desta conferência". "Seu compromisso contribuirá para a estabilidade da Líbia", acrescentou, reiterando que "não há solução militar" e sim uma solução pacífica para a crise".
No comunicado final, os líderes pediram para "todas as partes envolvidas a redobrar esforços para uma suspensão duradoura das hostilidades, a distensão e o cessar-fogo permanente". O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, por sua vez, explicou que na base do documento "existe um compromisso de todas as partes interessadas, incluindo a comunidade internacional, de evitar interferência" na Líbia. "Podemos ficar satisfeitos porque avançamos. E a Itália está disponível para estar na primeira fila por um compromisso de responsabilidade e também no monitoramento da paz", afirmou Conte.
Últimas notícias

Video flagra suposta troca de comida por votos em eleição do PT, em Maceió

Brics defendem pagamento de direito autoral para uso em IA

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'

“Xerifa”: ex de Nem da Rocinha é presa após parto em hospital do Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
