Cerca de 300 candidatos devem disputar 19 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca
Ex-vereadores estão entre os nomes cotados para entrar na disputa eleitoral
As convenções ainda serão realizadas, mas as especulações que surgem nos bastidores da política, dão conta que aproximadamente trezentos candidatos irão concorrer as 19 vagas destinadas a Câmara Municipal de Arapiraca a partir de 2021. Na eleição de 2018, eram 141 mil e 112 eleitores aptos a votar, mas o número irá aumentar este ano, ainda estamos no prazo para solicitação de novos títulos eleitorais e transferências. O que indica que a disputa será grande entre aqueles que querem se reeleger, ex-vereadores que pretendem retornar e novatos.
Entre aqueles que pretendem retornar a Câmara Municipal está o odontólogo José Clarindo Lopes, que foi vereador de 2008 a 2012. Ex-presidente do ASA, radialista e atuante na área de formação de condutores, ele confirmou ao Portal 7segundos seu desejo de retornar a Casa Herbene Melo.
Outros ex-vereadores que também deverão entrar na luta por uma cadeira na Câmara Municipal: Sidnei Geni, Dorge do Queijo, Roninho e Josias Albuquerque.
Regras
A eleição municipal deste ano terá novas regras eleitorais: não haverá mais coligações, haverá a barreira do desempenho mínimo (10% do quociente eleitoral) e as vagas não preenchidas serão também disputadas por candidatos cujos partidos não atingiram o quociente eleitoral.
É uma situação que obriga os futuros candidatos a vereador a analisar corretamente a viabilidade eleitoral dos partidos.