Câmara Municipal de Arapiraca aprova projeto que vai fiscalizar entidades que recebem verbas do governo federal
A comissão será formada por cinco membros
Continua repercutindo bastante nas redes sociais e na imprensa local, o projeto de lei, de autoria do vereador Léo Saturnino (MDB), aprovado na última terça-feira (22), pela Câmara Municipal de Arapiraca, a criação da comissão de Assuntos Relevantes, que tem como prerrogativa, a fiscalização de Entidades sem fins lucrativos, que recebam verbas federal, estadual, com repasse pela Prefeitura de Arapiraca.
Em seu primeiro artigo, do Projeto de Resolução nº 3 de 2019; fica instituída a Comissão de Assuntos Relevantes para analisar todas as questões relacionadas aos atos, contratos, convênios, e bem assim, a toda e qualquer forma de contratação de Instituições/Institutos, Organizações Sociais(OS), Organizações Não Governamentais(ONGs), Associações, Cooperativas e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIPs). Têm chegado ao conhecimento de alguns vereadores, denúncias de malversação dos recursos públicos repassados para instituições, em Arapiraca.
A comissão será formada por cinco membros, sendo que Léo Saturnino será o presidente, por ter sido o autor da matéria, que foi aprovada por todos os vereadores e vereadoras presentes à sessão. A Comissão, quando instituída, terá amplos poderes para fiscalizar a destinação dos recursos repassados a essas instituições.
Essa fiscalização vai analisar os atos, contratos, convênios e documentos firmados entre o Município de Arapiraca e todas as pessoas físicas e jurídicas que representem as instituições em questão. Acompanhará a destinação e aplicação dos recursos públicos, diretos e indiretos, a esses entes que mantenham contrato com o poder público municipal arapiraquense.
Essa fiscalização será feita de maneira que assegure a transparência e lisura de todo o processo de utilização desses recursos públicos, segundo o projeto que cria Essa Comissão. Ela poderá realizar estudos e emitir pareceres, solicitar informações, cópias dos atos, contratos, e todos os convênios, extratos de pagamentos e quaisquer documentos que tenham relação com a finalidade dessa Comissão de Assuntos Correlatos.
Todos os vereadores, e o público presente, concordaram e parabenizaram a iniciativa de Léo Saturnino, por esta ação em benefício do dinheiro público. Cada partido com representação na Casa, terá o seu integrante na Comissão, que será escolhido pelo presidente Casa Jario Barros.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
