Uneal lança nesta terça-feira (3) programação comemorativa dos 50 anos de história
Tudo começou em 1970 como Fundação Educacional do Agreste Alagoano (FUNEC)
No mês de outubro, a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vai comemorar seus 50 anos. Nesta terça-feira (3), a partir das 9 horas, será lançada a programação comemorativa, segundo informou o reitor Odilon Máximo. “As celebrações acontecem em outubro, mas estaremos lançando uma programação, teremos um edital e diversas atividades acontecerão ao longo do ano,” informou.
Tudo começou em 1970, com o surgimento da Fundação Educacional do Agreste Alagoano (FUNEC), com sede em Arapiraca, constituindo-se como mantenedora da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca - FFPA. A cidade ganhava sua primeira opção em ensino superior.
Depois de muita luta, em 1995 foi estadualizada, através da Lei Estadual n.º 5.762, de 29 de dezembro, tendo o seu nome alterado para Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA.
Após a estadualização, com a implantação do ensino gratuito, suas portas se abrem à expansão, chegando até Santana do Ipanema, com a Escola Superior de Ciências Humanas, Físicas e Biológicas do Sertão (ESSER); em seguida, chega também a Palmeira dos Índios, com a Escola Superior de Ciências Humanas e Econômicas de Palmeira dos Índios (ESPI). Em 1998, foi também criada no município de São Miguel dos Campos uma extensão da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca – FFPA. Em 2004 foi criada a Escola Superior de União dos Palmares – ESUP.
Em 2006, o Conselho Estadual de Educação, por meio do Parecer n.º 100/2006, credencia a FUNESA como UNIVERSIDADE. Em 27 de dezembro do mesmo ano, teve seu Estatuto aprovado pelo Decreto n.º 3.538, passando de Fundação a Autarquia, sendo, por isso, necessário alterar sua denominação para UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL. O Campus VI, localizado em Maceió, surgiu em 20 de março de 2012.
Lista de Diretores-presidentes e Reitores
José Djalma Rocha
Flaudizio Barbosa Santos
Oliveiros Nunes Barbosa
Severino Barbosa Leão
Erasmo Soares de Araújo
José Guedes Filho
Geraldo de Majella F. de Moura Marques
Francisco de Assis Chaves Júnior
Ana Cristina de Lima Moreira
Ironaldo Álvares Monteiro
Dácio Rocha Brito
Laudirege Fernandes Lima
Jairo José Campos da Costa
Odilon Máximo