Governo do Estado sanciona lei que garante recomposição salarial do nível médio na UNEAL
Os servidores técnico-administrativos de nível médio da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) celebraram a sanção da lei nº 8.190, que fixa a recomposição das perdas salariais da categoria. A norma foi publicada ontem pelo governador Renan Filho, no Diário Oficial do Estado (DOE). Os efeitos da lei são imediatos, já entrando em vigor neste mês de novembro.
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, classificou como uma importante conquista para toda a instituição, lembrando que os técnicos já vinham lutando por essa reposição há pelo menos cinco anos. “Em 2010, quando o primeiro grupo de técnicos foi nomeado, o salário já estava defasado. Com o passar dos anos, a discrepância salarial aprofundou-se ainda mais em relação aos de órgãos similares do Estado, gerando uma evasão em massa do quadro de servidores da Universidade. Perdemos cerca de 50% dos nossos técnicos. Neste ano, com o apoio do Governo do Estado, conseguimos avançar com essa demanda”, explicou.
Fazendo um comparativo, Odilon Máximo revelou que, em 2010, a Universidade Estadual de Alagoas dispunha de pelo menos 150 técnicos. Atualmente, são cerca de 80 profissionais atuando na área.
Aprovação
O documento foi aprovado por unanimidade em segundo turno pela Assembleia Legislativa de Alagoas, no dia 22 de outubro, de onde seguiu para sanção do governador do Estado. “Esta é uma demanda negociada com o governo estadual. O salário dos técnicos estava achatado desde a sua raiz, sem nunca ter tido aumento. Esta é, portanto, uma vitória que valoriza a categoria e que elevará a estima dos nossos técnicos”, frisou Máximo.
O presidente do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uneal, Rudson Nascimento Santos, comemorou a publicação da lei. “Apesar da demora nos trâmites processuais, sempre estivemos confiantes que o Governo do Estado concederia a recomposição salarial dos técnico-administrativos de nível médio”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
