Educação

[Vídeo] Servidores da Educação ocupam Centro Administrativo em 1º dia de greve

De acordo com o Sinteal, todas 89 creches e escolas da rede municipal estão paradas

Por 7Segundos 06/03/2020 11h11
[Vídeo] Servidores da Educação ocupam Centro Administrativo em 1º dia de greve
Antes de ocupar saguão do Centro Administrativo, manifestantes se concentraram do lado de fora - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Professores e funcionários do apoio educacional e administrativo das escolas da rede municipal ocupam, na manhã desta sexta (06), o saguão do Centro Administrativo de Arapiraca. A manifestação marca o primeiro dia da greve por tempo indeterminado deflagrada pela categoria, que reivintica reposição salarial e melhoria nas condições de trabalho.

Os servidores se reuniram, por volta das 8h em uma tenda montada na área externa da prefeitura e, após um café da manhã comunitário, foram para a entrada do Centro Administrativo. Há informações de que a segurança foi reforçada devido ao receio de um tumulto, mas o protesto é pacífico e os trabalhadores apenas ocupam o local. 

Uma comissão chegou a ser recebida na Secretaria Municipal de Educação, mas apenas para serem informados que a rodada de negociação deverá acontecer na próxima terça-feira (10), às 16h. "A nossa reclamação iniciam é a falta de mesa de negociação com o município. Em 24 de janeiro protocolamos o primeiro pedido de reunião e, dessa data até hoje, houveram várias promessas de reunião, mas elas nunca aconteceram. Hoej a prefeitura entregou para a gente um documento oficial solicitando que a gente compareça aqui no Centro Administrativo na próxima terça para reunião, com a equipe financeira e contábil do município. A gente espera conseguir solucionar esse impasse", afirmou o presidente do núcleo do Sinteal em Arapiraca, Paulo Henrique.

Os professores da rede municipal de ensino reivindicam reposição de 12,84% referente ao piso nacional da categoria, e os servidores de apoio educacional, que trabalham nos serviços gerais e na preparação da merenda querem redução na sobrecarga de trabalho após decisão da Secretaria Municipal de Saúde em reduzir a quantidade desses funcionários nas unidades de ensino.

Na quinta-feira (05), o secretário de Educação Janeo Melanias fez um apelo em uma emissora de rádio para que os servidores não aderissem à mobilização, mas nesta sexta, de acordo com Paulo Henrique, todas as unidades da rede municipal estão com as atividades paralisadas.

A mobilização da categoria continua na próxima semana. Na segunda-feira, os servidores irão fazer uma panfletagem no centro e na feira livre e, na terça (10), os servidores devem fazer uma passeata do centro de Arapiraca até a prefeitura antes da rodada de negociação. Após reunião com a prefeitura, o Sinteal deve realizar uma nova assembleia com a categoria.