Vitória: agentes de saúde e de endemias conseguem implantação de piso nacional
Município já vinha recebendo recursos federais para ajustar salário da categoria
A intenção da prefeitura de Arapiraca em fazer uma grande campanha de prevenção ao corona vírus fez o município tomar uma atitude e concordar em repassar para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate à endemias (ACE) o ajuste salarial referente ao piso nacional da categoria, implantado pelo governo federal em janeiro deste ano.
Em reunião na manhã desta quarta-feira (18) na Câmara de Vereadores, o prefeito Rogério Teófilo sinalizou que a partir da folha de março, os ACS e ACE terão como salário-base R$ 1.400. Segundo sindicato da categoria, o SindAgreste, desde o mês de janeiro o Ministério da Saúde ajustou os recursos encaminhados para o pagamento dos agentes para que a prefeitura de Arapiraca implantasse o novo piso salarial. Apesar de o município repassar o ajuste para a categoria, ainda não ficou definido como a prefeitura irá pagar os retroativos referentes aos meses de janeiro e fevereiro.
"Como o piso da categoria tem abrangência nacional, não precisa passar pela Câmara de Vereadores", explicou Jade de Albuquerque, presidente do SindAgreste.
Desde o mês de janeiro, os ACS e ACE estavam mobilizados pela implantação do piso. A categoria foi ao Ministério Público Estadual, notificou a prefeitura e buscou apoio junto à Câmara Municipal e a imprensa. Também realizou assembleia e passeata, mas só nesta quarta-feira é que obteve de Rogério Teófilo a garantia do ajuste salarial.
O prefeito de Arapiraca pretende fazer uma grande campanha de prevenção ao Covid-19. Na terça-feira (17), um dia depois de surgir o primeiro caso suspeito da doença na cidade, o município anunciou uma série de medidas para evitar a proliferação da doença, como a suspensão das aulas na rede municipal por duas semanas - apesar de as escolas já estarem paralisadas devido a greve na Educação - e a recomendação para que os servidores com mais de 60 anos trabalhem de casa. Para a campanha de prevenção, Teófilo anunciou a suspensão de licenças e férias dos servidores da Saúde e convocou todos os ACS e ACE para irem, de casa em casa, por todo o município de Arapiraca, orientar a população sobre como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita de contaminação pelo Covid-19.
No mesmo dia, o SindAgreste encaminhou ofício solicitando a liberação do trabalho para os agentes que integram o grupo de risco da doença: gestantes, pessoas com mais de 60 anos e diabéticos, além de solicitar a distribuição de materiais de higiene pessoal, como álcool gel, para serem utilizados durante o trabalho de campo.
“O corona vírus colocou os agentes de saúde em uma posição de risco, porque nós lidamos com um grande número de pessoas no nosso dia-a-dia de trabalho. E, do mesmo jeito que é um risco para nós, também há o risco que nos tornemos transmissores da doença. Então são necessárias medidas para que a gente possa se proteger”, afirmou Jade de Albuquerque.
O secretário de Saúde, Glifson Magalhães, estava presente na reunião e informou que encaminhou os pleitos para o setor responsável. Na próxima semana ele ficou de dar uma resposta à categoria.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
