3º Centro de Saúde funcionará como sentinela para casos suspeitos por coronavírus
Medida entra em vigor nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira (23), o prédio onde funciona o 3º Centro de Saúde, localizado na Rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges, será direcionado para o atendimento de casos suspeitos de infecção por coronavírus.
A Unidade Sentinela será a referência em atendimento primário para as pessoas que apresentarem sintomas referentes a Covid-19, doença causada pelo vírus, como febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar. O prédio funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana e sempre contará com equipes de plantão para o atendimento aos casos suspeitos.
É importante que, antes de procurar a Unidade Sentinela, a população que acredita estar infectada entre em contato com a equipe de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, através do WhatsApp (82) 99604-0006, de domingo a domingo, das 8h às 20h. A equipe de plantão vai realizar o monitoramento inicial e dar as orientações necessárias.
A orientação ainda é de que quem apresentar sintomas leves suspeitos devem entrar em quarentena imediatamente, sem contato com outras pessoas, e avisar a Vigilância Epidemiológica. Os casos que serão atendidos na Unidade Sentinela serão os encaminhados pelos Centros e Unidades Básicas de Saúde.
“Devem procurar a Unidade Sentinela as pessoas que apresentarem os sintomas gripais com dificuldade respiratória. Aqueles que apresentarem sintomas compatíveis com o de uma gripe leve, sem dificuldade respiratória, devem manter o isolamento social”, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaela Albuquerque.
A população que é comumente atendida pelas equipes de Saúde da Família do 3º Centro devem se dirigir ao Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado também no Bairro Santa Edwiges.
Até o presente momento, Arapiraca ainda não registrou nenhum caso de Covid-19, mas as precauções devem ser mantidas. Aquelas pessoas que podem se manter em quarentena devem respeitar o isolamento social para evitar a proliferação do vírus em Arapiraca.
Dentre as principais orientações do Ministério da Saúde estão:
* Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
* Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
* Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
* Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
* Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
* Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
* Evitar contato próximo com pessoas doentes;
* Ficar em casa enquanto estiver doente;
* Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
