Presidente do Itaú defende quarentena contra avanço do coronavírus
A avaliação de Bracher vai na contramão do que declarou o presidente da república
O presidente do banco Itaú, Candido Bracher, considera a quarentena como "necessária" diante do cenário atual da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. A declaração foi feita durante uma entrevista aos jornalistas Mariana Barbosa e Renato Andrade do jornal O Globo, na última quarta-feira (25).
A avaliação de Bracher vai na contramão do que declarou o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), em um pronunciamento oficial dado na noite da última terça (24) em que defendeu que o Brasil precisa voltar à normalidade, sem a necessidade de se submeter a um "confinamento em massa".
O presidente do banco acredita que neste momento de crise as empresas precisam garantir os direitos de pagamento de salário dos funcionários, e também defende uma rende básica que ampare populações mais vulneráveis. "É uma saída importante. E tem também que cuidar das empresas pra elas continuarem pagando a folha de pagamento. Crises acentuam a desigualdade. É papel do governo atuar para mitigar esses efeitos", disse ao O Globo.
Bracher também afirmou que sente a necessidade de uma figura chave para administrar a crise provocada pela pandemia. "É preciso uma coordenação grande. Não pode delegar o problema nem para o ministro da Saúde nem para o da Economia. Sinto falta de um administrador da crise, de alguém que coordene todos os esforços do governo e possa administrar o arsenal variado de medidas para combater a crise", declarou ao jornal.
No entanto, ao ser questionado se esse administrador deveria ser um presidente ou ministro, ele não cita o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) como uma possível autoridade para desempenhar o papel. "Alguém com experiência em gestão de crise. Perfil mais tecnoburocrático do que um político tradicional", esclareceu.
Sobre a necessidade de uma quarentena no país para evitar mais infecções pelo vírus, ele acredita que é "necessária", mas faz ressalvas: "A pergunta é por quanto tempo".
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
