Casal e Agreste Saneamento atuam para reduzir turbidez da água do São Francisco
Para resolver o problema, algumas operações estão sendo realizadas, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem o Agreste alagoano

Devido às chuvas dos últimos dias, a turbidez da água captada do Rio São Francisco chegou a 200 vezes acima da sua condição normal, o que está dificultando o tratamento do líquido que é captado para distribuição em cidades da região Agreste de Alagoas. Em virtude disso, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa parceira Agreste Saneamento estão realizando algumas operações para resolver o problema, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem a região.
O objetivo é garantir a entrega da água dentro dos parâmetros de portabilidade, evitando a captação de água com cor e turbidez muito elevada, por isso as paralisações temporárias. Outro motivo que tem prejudicado o correto funcionamento dos sistemas são as oscilações do fornecimento elétrico. Mesmo assim, o abastecimento segue ocorrendo, porém, com algumas restrições.
O antigo Sistema Coletivo do Agreste, cuja captação fica em São Brás e onde também se situa a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Gaia, é responsável pelo abastecimento de Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia, São Brás e parte baixa de Arapiraca.
Já o novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma ETA que fica em Arapiraca. Ele abastece, além da parte alta da cidade, Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste.
Em Piaçabuçu, onde a Casal opera um sistema isolado, também há dificuldades no tratamento da água e, pela mesma razão, estão sendo realizadas paralisações temporárias, o que reflete em deficiência no fornecimento do líquido.
A Companhia e a Agreste Saneamento reforçam que continuam monitorando a situação da água do Rio São Francisco 24 horas por dia e envidando todos os esforços para manter os sistemas operando, dentro da segurança e com a qualidade necessária para a população.
Atendimento
Devido ao atendimento presencial estar suspenso, a Casal reforça seus canais de atendimento eletrônico para qualquer demanda. São eles: Call Center (0800 082 0195), que atende todos os dias, das 7h às 20h, e Whatsapp, exclusivo para mensagens de texto, pelo número 99641-5462. Alguns serviços também podem ser solicitados por meio do site www.casal.al.gov.br, no item “Acesso Rápido”.
Veja também
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
