[Vídeo] Nível do rio sobe e famílias são resgatadas em Santana do Ipanema
Ribeirinhos em Poço das Trincheiras também ficaram ilhados
![[Vídeo] Nível do rio sobe e famílias são resgatadas em Santana do Ipanema](https://img.7segundos.com.br/feFRwEJPN_Le5MDDyA-Oy2W49jE=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/152465-chuvas_jpg.jpeg)
Após 12 horas consecutivas de chuvas durante o domingo (29), em Santana do Ipanema, no Sertão alagoano o nível do rio Ipanema, subiu e atingiu 4.60m - que é considerado o limíte para o risco de inundação. acendendo o alerta das autoridades municipais.
Com o risco de uma nova enchente, o corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciou, na madrugada desta segunda (30) o processo de evacuação da famílias que moram as margens do rio nos municipios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras. Vale lembrar, que na última quarta-feira (25), Santana do Ipanema sofreu a primeira cheia com o transbordamento do riacho Camuxinga.
De acordo com as primeiras informações, o aumento do nível do rio na madrugada desta segunda, também ocorreu devido a um rompimento de uma barragem em Pernambuco. A Defesa Civil de Arcoverde informou que a correnteza das águas seguiu o curso pelos municípios de Mimoso, Pesqueira e Águas Belas, desaguando no rio Ipanema.
Ainda de acordo com a Defesa Civil , até a próxima quinta-feira (02) o nível das água do rio deve aumentar trazendo maiores riscos de alagamento , e por isso, a necessidade urgente de retirar os ribeiros de suas residências.
Suspensão de energia e comércio inundado
Em função dos alagamentos e para evitar o risco de acidentes com fiação elétrica que foram danificadas, as autoridades municipais solictaram à Equatorial Energia Alagoas a suspensão de todo o fornecimento de energia em Santana do Ipanema e de alguns municípios circunvizinhos que também foram atingidos pela cheia.
O CBMAL informa que as chamadas de socorro pelos números 192 e 190 da PM não estão funcionando devido ao corte de energia elétrica. Quem precisar ligar para essas instituições deve entrar em contato pelo 9 8833-8551.
Com a cheia desta madrugada parte da correnteza ficou represada no riacho Camoxinga, o que provocou o alagamento não somente das áreas ribeirinhas mas também de vários bairros em Santana, inclusive da área do comerciol
Na manhã de hoje, comerciantes não puderam abrir os estabelecimentos comerciais pq o nível da agua atingiu mais de um metro, provocando inúmeros prejuizos em lojas do gênero alimentício, calçados, roupas, dentre outros .
De acordo com moradores, um das ruas que também teve o acesso inviabilizado devido a enchete foi a do Hospital Clodolfo Rodrigues. Funcinários que iriam assumir o plantão na manhã desta segunda não puderam chegar até a unidade hospitalar com a rua completamente alagada.
O CBMAL, a Defesa Civl e a Polícia Militar estão trabalhando desde as 3h da manhã para orientar a população sobre os riscos de permaneceram em casa. As pontes na BR 316 e AL 105 estão interditadas. As autoridades orientam aos condutores de veículos, especialmente os caminhoneiros, que não trafegam em direção a essa região até que seja informado que o nível das águas estejam reduzidos. Há um risco de desabamento das pontes.
Veja também
Últimas notícias

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió

Motociclista fica ferido após acidente com carro em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
