[Vídeo] BPM de Arapiraca recebe 20 denúncias de descumprimento de decreto por dia
Lojas parcialmente abertas no comércio de Arapiraca geram onda de denúncias à Polícia Militar
O decreto estadual que impõe restrições ao comércio, como medida de isolamento social e prevenção ao coronavírus, tem validade até o próximo dia 07 e, em Arapiraca, com o intenso movimento no comércio, o 3o, Batalhão da Polícia Militar está tendo muito trabalho em fazer os estabelecimentos comerciais cumprirem as determinações.
Segundo informações, o Batalhão recebe, por dia, uma média de 20 denúncias de estabelecimentos que estão descumprindo a determinação do governo do Estado. São lojas que oferecem serviços ou vendem produtos cuja comercialização foi limitada. O governador Renan Filho estabeleceu que apenas farmácias e estabelecimentos que vendem produtos alimentícios e agrícolas, bancos e lotéricas podem abrir as portas para atender o público. Em outros casos, o decreto permite venda na modalidade “pague e leve” ou por meio de serviço de entrega à domicílio.
Em Arapiraca, embora a maioria das lojas esteja com as portas fechadas - mesmo contrariados, os empresários estão cumprindo a determinação - vários estabelecimentos mantém as portas semiabertas e continuam a atender clientes no local, o que tem gerado a quantidade de denúncias que chegam por meio do telefone 190. De acordo com o Batalhão, todas as denúncias são checadas e, quando os militares confirmam que o estabelecimento está aberto solicitam ao proprietário a suspensão da atividade. Se houver reincidência, os militares estão orientados a conduzir o proprietário do estabelecimento à Central de Polícia.
Além de estabelecimentos comerciais, vários ambulantes também retornavam à venda de frutas e raízes no comércio de Arapiraca, apesar desse tipo de comércio também ser coibido pela prefeitura.
“A gente está tentando entender o que está acontecendo. Por que só nós estamos sendo impedidos de trabalhar. Os postos de gasolina, supermercados, farmácias e até as lotéricas podem funcionar e só nós, que somos autônomos é que vamos pegar ou transmitir o coronavírus”, reclamou José Edmundo, que vende galetos assados. Ele afirma ter sido abordado por funcionários da prefeitura que disseram que ele não pode trabalhar e que, da próxima vez que a fiscalização passar, ele poderá ter os produtos apreendidos.
Outro vendedor ambulante, que também mantém um ponto na rua Benjamim Freire, passou a deixar as frutas que vende em um carro. A cautela, de acordo com Nicolas dos Santos, é para conseguir sair rápido do local caso a fiscalização da prefeitura apareça. “A gente já tem a nossa freguesia certa, as pessoas passam por aqui e levam suas laranjas, sem aglomerações. Arrumamos esse carrinho porque se os fiscais aparecerem, a gente vai embora e não perde as nossas coisas”, declarou.
Apesar das críticas à fiscalização, parte dos ambulantes ouvidos afirmaram que chegaram a cumprir a primeira semana do isolamento social e que só voltaram às ruas porque o dinheiro necessário para alimentar a família havia acabado. “Medo [de contrair a covid19] a gente tem, mas precisa trabalhar, porque senão fica sem ter o que comer”, afirma Valberto, que vende frutas e raízes no Centro de Arapiraca. Ele relatou que não entende o porquê de o comércio nos armazéns na rua do Sol continuar acontecendo livremente e ele não pode fazer o mesmo.
“Gostaria de fazer um apelo ao governador para que ele olhe para as classes mais baixas, pense no que a gente precisa para sobreviver. A situação está muito difícil, não dá para ficar em casa mais uma semana. Eu fiquei na primeira, mas a reserva que eu tinha acabou e a agora tenho que trabalhar para ganhar o pão”, ressaltou.
Veja o vídeo:
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
