Covid-19: Alagoas tem mais de 187 mil idosos no grupo de risco
Letalidade da covid-19 entre pessoas com 80 anos é 13 vezes maior
Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Alagoas tem aproximadamente 187.755 pessoas acima dos 65 anos. Os idosos estão entre os grupos de risco do novo coronavírus,.
No Estado vivem cerca de 38.255 pessoas com mais de 80 anos, onde a letalidade da covid-19 entre essas pessoas é 13 vezes maior.
O Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV Social) divulgou hoje (8), no Rio de Janeiro, a pesquisa Onde estão os idosos? Conhecimento contra a Covid-19 com o objetivo de reunir informações detalhadas sobre os grupos etários mais avançados visando auxiliar os gestores de políticas públicas na proteção dessa parcela durante a pandemia do novo coronavírus.
O aumento no número de pessoas com 65 anos ou mais na população brasileira foi de 20% na comparação com os dados de 2012, quando a proporção de idosos era de 8,8%. Há mais idosos entre as mulheres e entre amarelos e/ou brancos, que também têm uma maior expectativa de vida e uma taxa de fertilidade menor.
Os idosos são as pessoas de referência ou os chefes de família de 19,3% dos domicílios brasileiros. Na relação que ocupam com a pessoa de referência da casa, eles são 91,5% dos avós, 69% dos sogros ou sogras e 61,2% dos pais ou mães.
Segundo os pesquisadores, esse dado indica a dificuldade na política de isolamento domiciliar desta parcela da população.
Os dados indicam também que os domicílios com idosos tem 25,6% menos pessoas do que a média nacional.