Política

Defensoria recomenda que municípios ofertem merenda escolar durante pandemia

Major Isidoro e Palmeira dos Índios tem 48 horas para adotar medidas

Por Assessoria 22/04/2020 10h10
Defensoria recomenda que municípios ofertem merenda escolar durante pandemia
Coronavírus - Foto: Reprodução

As defensoras públicas Bruna Rafaela Cavalcante e Heloísa Bevilaqua da Silveira recomendaram, na segunda-feira (20), aos municípios de Major Isidoro e Palmeira dos Índios que providenciem, imediatamente, o fornecimento de alimentação (merenda escolar) para todos os estudantes da rede municipal de ensino, enquanto as aulas estiverem suspensas, em virtude das medidas preventivas à proliferação do Coronavírus.

As medidas adotadas para o cumprimento devem ser informadas à Defensoria Pública em 48 horas.

Os pedidos indicam que os entes públicos elaborem um cronograma de distribuição de kits de alimentação, que atendam às necessidades nutricionais dos estudantes, em quantidade e qualidade previamente avaliados por nutricionista, a serem entregues aos responsáveis pelos estudantes, com periodicidade semanal ou quinzenal, evitando, ao máximo, aglomerações e a exposição dos estudantes e familiares à contaminação.

A distribuição de merenda aos estudantes já foi tema de ofícios enviados aos municípios, nas últimas semanas. Em resposta, o Município de Palmeira dos Índios informou que distribuiu kits de alimentação para parte dos estudantes, levando em consideração critérios de vulnerabilidade social, e o restante dos estudantes devem receber a alimentação, somente, após a finalização do processo de compra.

Já o Município de Major Isidoro informou que está providenciando os kits, com previsão de início da distribuição para o dia 28 de abril.

Para a defensora pública Bruna Rafaela, as ações adotadas pelos entes públicos, até o momento, não foram suficientes, uma vez que, os estudantes não estão tendo o acesso adequado à alimentação, algo que não pode esperar.