Trump diz que destruirá embarcações do Irã que ameacem navios dos EUA
Na semana passada, o Pentágono acusou lanchas iranianas de navegarem em alta velocidade próximo a navio militar dos EUA no Golfo Pérsico.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (22) que ordenou aos militares norte-americanos que ataquem e destruam qualquer embarcação do Irã que se aproximar perigosamente de navios dos EUA.
"Ordenei que a Marinha dos Estados Unidos dispare e destrua toda e qualquer embarcação iraniana que assediar nossos navios no oceano", escreveu Trump no Twitter.
Há uma semana, o Pentágono acusou Teerã de fazer "manobras perigosas" no mar, quando, segundo Washington, 11 lanchas iranianas navegaram perto de navios americanos nas águas internacionais do Golfo, em "alta velocidade".
O vice-secretário de Defesa dos EUA, David Norquist, qualificou a mensagem de Trump como "um aviso importante para os iranianos", embora não tenha esclarecido se os protocolos de combate no Golfo foram modificados.
"O que foi enfatizado é que todos os nossos navios têm direito à legítima defesa", disse Norquist em entrevista coletiva sobre as declarações de Trump.
"O que o presidente disse envia uma mensagem importante ao Irã", disse o general John Hyten, vice-presidente do Estado-Maior Conjunto.
"Sabemos como aplicá-la em nossas regras de engajamento. Elas se baseiam no direito inerente de autodefesa contra intenção e atos hostis. Isso é tudo o que precisamos para tomar as medidas corretas", afirmou Hyten.
Irã critica combate dos EUA à pandemia
Em resposta, um porta-voz militar iraniano disse nesta quarta-feira que em vez de "intimidar os outros", o presidente Donald Trump deveria "salvar" os Estados Unidos da "grande crise" da Covid-19.
"Se os americanos fossem inteligentes e competentes, eles retirariam suas tropas [do Oriente Médio] para salvar o país da crise de coronavírus", disse o brigadeiro-general Abdolfazl Shékarchi, em entrevista à agência semi-oficial iraniana Isna.
O Irã também criticou a versão americana "hollywoodiana" do que aconteceu e acusou a Marinha dos EUA de comportamento "não profissional" no Golfo.
O regime de Teerã acusa Washington de ter "bloqueado a passagem" de um navio iraniano no início de abril, exibindo "comportamento perigoso e ignorando avisos" da embarcação.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
