Trump diz que destruirá embarcações do Irã que ameacem navios dos EUA
Na semana passada, o Pentágono acusou lanchas iranianas de navegarem em alta velocidade próximo a navio militar dos EUA no Golfo Pérsico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (22) que ordenou aos militares norte-americanos que ataquem e destruam qualquer embarcação do Irã que se aproximar perigosamente de navios dos EUA.
"Ordenei que a Marinha dos Estados Unidos dispare e destrua toda e qualquer embarcação iraniana que assediar nossos navios no oceano", escreveu Trump no Twitter.
Há uma semana, o Pentágono acusou Teerã de fazer "manobras perigosas" no mar, quando, segundo Washington, 11 lanchas iranianas navegaram perto de navios americanos nas águas internacionais do Golfo, em "alta velocidade".
O vice-secretário de Defesa dos EUA, David Norquist, qualificou a mensagem de Trump como "um aviso importante para os iranianos", embora não tenha esclarecido se os protocolos de combate no Golfo foram modificados.
"O que foi enfatizado é que todos os nossos navios têm direito à legítima defesa", disse Norquist em entrevista coletiva sobre as declarações de Trump.
"O que o presidente disse envia uma mensagem importante ao Irã", disse o general John Hyten, vice-presidente do Estado-Maior Conjunto.
"Sabemos como aplicá-la em nossas regras de engajamento. Elas se baseiam no direito inerente de autodefesa contra intenção e atos hostis. Isso é tudo o que precisamos para tomar as medidas corretas", afirmou Hyten.
Irã critica combate dos EUA à pandemia
Em resposta, um porta-voz militar iraniano disse nesta quarta-feira que em vez de "intimidar os outros", o presidente Donald Trump deveria "salvar" os Estados Unidos da "grande crise" da Covid-19.
"Se os americanos fossem inteligentes e competentes, eles retirariam suas tropas [do Oriente Médio] para salvar o país da crise de coronavírus", disse o brigadeiro-general Abdolfazl Shékarchi, em entrevista à agência semi-oficial iraniana Isna.
O Irã também criticou a versão americana "hollywoodiana" do que aconteceu e acusou a Marinha dos EUA de comportamento "não profissional" no Golfo.
O regime de Teerã acusa Washington de ter "bloqueado a passagem" de um navio iraniano no início de abril, exibindo "comportamento perigoso e ignorando avisos" da embarcação.
Veja também
Últimas notícias

Assassino confessa, alega legítima defesa e diz que esposa presenciou chacina em Estrela de Alagoas

Mortos em chacina viraram a noite bebendo; polícia acredita que eles estavam ‘incapazes se defender’
Homem preso por chacina em Estrela de Alagoas tinha ciúme de umas vítimas, afirma polícia
Ex-vereadora revela caos na Prefeitura de Pilar após gestão ‘irresponsável’ de Renato Filho

Após perder eleição, Vicka Pacheco atua para montar oposição em São Luís do Quitunde

Partido comandado por Paulo Dantas em Alagoas pode fazer oposição a Lula em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
