Arapiraca vai realizar teste rápidos para Covid-19 na população
Município amplia a assistência à população e passa a disponibilizar os Testes Rápidos para todos os pacientes suspeitos notificados pelas Unidades Básicas e Unidade Sentinela
A Prefeitura de Arapiraca, recebeu na última segunda-feira (20), do Ministério da Saúde um lote de 760 Testes Rápidos para o diagnóstico da Covid-19. A princípio, destinado a atender os grupos prioritários de profissionais de saúde e de segurança em atividade, e em pessoas que residam no mesmo endereço e que apresentem sintomas respiratórios. A partir de uma determinação do prefeito Rogério Teófilo, após reunião com o grupo técnico da saúde, nesta quinta-feira (23), o Município amplia a assistência à população e passa a disponibilizar os Testes Rápidos para todos os pacientes suspeitos notificados pelas Unidades Básicas e Unidade Sentinela.
A medida visa dar agilidade ao diagnóstico dos casos suspeitos de Covid-19. Antes da chegada dos Testes Rápidos, que agora passam a ser realizados em Arapiraca, o Município dependia, exclusivamente, do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), que é responsável pelo exames de todo o Estado, o que gera demora nos resultados, dificultando o diagnóstico e levantamento real dos casos.
“Em Arapiraca nós temos três casos confirmados para o coronavírus, mas nossa população continua sendo penalizada pela demora no resultado do exames, realizados pelo Lacen. Por isso determinei que os testes rápidos que recebemos do Governo Federal sejam utilizados em todos os pacientes com quadro suspeito. Dessa forma, nós teremos um diagnóstico real da situação do coronavírus em nossa cidade”, declarou o prefeito Rogério Teófilo.
Testes
A realização dos testes acontece mediante contato da equipe da Unidade Sentinela, referência no Município para casos suspeitos de coronavírus, a fim de que o atendimento aconteça através de agendamento. A medida visa evitar aglomeração de pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, a acurácia dos testes diagnósticos para Covid-19 tem elevada sensibilidade e especificidade, sendo que os doentes com maior carga viral podem apresentar ampliada probabilidade de um teste positivo. Por isso, vale destacar que uma carga viral menor pode conduzir a probabilidade de obter resultados falsos-negativos.
Dessa forma, ficou decidido pela Gestão Municipal que todos os pacientes com sintomas respiratórios que apresentem suspeita de Covid-19 devem ser testados. Para o diagnóstico, há duas opções: com o exame RT-PCR, que é realizado a partir da coleta de secreção oro e nasofaringe, até o 7º dia, com preferência para o 5º dia do início dos sintomas, com amostra encaminhada para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen); e o Teste Rápido, realizado na Unidade Sentinela, indicado para os paciente a partir do 7º dia do início dos sintomas.
Ana Lucia Alves, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, ainda explica que os pacientes que tiverem resultado negativo do RT-PCR, devem realizar o Teste Rápido no 10ª dia do início dos sintomas. E, seguindo as recomendações do CIEVS/SESAU, os resultados serão interpretados da seguinte forma:

Últimas notícias
’Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
