Bolsonaro decide entregar exames de Covid-19 ao STF; AGU diz que deram negativo
A entrega dos documentos foi feita ao ministro Ricardo Lewandowski

O presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o resultado de exames que fez para verificar se estava com Covid-19. A entrega dos documentos foi feita ao ministro Ricardo Lewandowski.
Segundo a Advocacia-geral da União (AGU), eles comprovam que o presidente testou negativo para a doença causada pelo novo coronavírus.
Bolsonaro vinha se recusando a apresentar os exames, apesar de sustentar que ele nunca foi acometido pela Covid-19. O presidente argumentava que tinha direito a sua privacidade.
Lewandowski é o relator da ação em que o jornal O Estado de S.Paulo pediu que a corte suspenda a decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que desobrigou o presidente Jair Bolsonaro de apresentar exames feitos para detectar o coronavírus.
O jornal recorrerá também ao próprio STJ contra a decisão monocrática de Noronha. O recurso será apreciado por um colegiado de ministros do tribunal.
Na sexta-feira (8), o ministro João Otávio de Noronha suspendeu decisão do TRF-3 que determinava que a União apresentasse os exames de Jair Bolsonaro para a covid-19. Para o ministro, a Administração Pública não pode ser compelida a apresentar o resultado de exames de saúde de ocupante de cargo público, pois isso extrapola seu âmbito de atuação.
O caso começou quando a 14ª vara Cível Federal de SP determinou que o presidente mostrasse os exames, após pedido do jornal. Ao deferir o pedido em 1º grau, a juíza Federal Ana Lucia Petro Betto considerou que o povo tem direito de ser informado quanto ao estado de saúde do representante eleito.
A AGU recorreu, o TRF-3 manteve a ordem de 1º grau. Diante disso, a AGU recorreu no STJ, que suspendeu a determinação de expor os exames. O jornal, então, recorreu ao STF.
Últimas notícias

Festival de Natação aberto ao público premia atletas mirins no Colégio Santa Esmeralda

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
