42% dos candidatos do Enem não têm computador em casa
A prova está marcada para os dias 1º e 8 de novembro

Quase metade (42,36%) dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal meio de acesso ao ensino superior no país, não tem computador em casa.
Em estados das regiões norte e nordeste, esse índice é ainda pior e pode chegar a quase 70%. Em um cenário em que escolas e cursinhos não têm aulas presenciais por causa da Covid-19, o quadro é preocupante para aqueles que vão disputar vagas e pode acirrar desigualdades.
A prova acontece nos dias 1º e 8 de novembro (provas presenciais) e 22 e 29 de novembro (provas digitais).
As inscrições para o maior exame do país foram abertas nesta terça-feira, 12. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), já há mais de 2,3 milhões de inscritos.
As informações foram compiladas pela CNN a partir dos microdados mais recentes do Enem disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame, da edição de 2018 do exame. Os números foram semelhantes em edições anteriores.
A situação é mais grave nos estados do Maranhão (67,6%), Pará (66,51%), Amapá (66%), Acre (62,99%), Amazonas (61,42%), Piauí (60,55%) e Ceará (60,11%).
Chama a atenção a disparidade de acesso no país, já que alguns estados do Sul e Sudeste registram menos da metade desses índices.
Em Santa Catarina, em melhor situação, 26,05% não tinham computador em casa. Em São Paulo, que registra a maior quantidade de candidatos no país, o índice é o segundo menor, 27,82%.
Os dados revelam ainda que um em cada quatro candidatos não tinham nem mesmo acesso à internet, o que pode dificultar acesso a conteúdos até mesmo pelo celular. A desigualdade, novamente, é destaque: no Pará, mais da metade (54,82%) dos candidatos não tinham o acesso. Em Santa Catarina, 10,27% e em São Paulo, 13,05%.
Foi realizado ainda um terceiro recorte, de candidatos que não tinham nenhum aparelho de celular em casa, mas este número é baixo em todos os estados — o mais alto foi no Ceará, com 4,68% dos candidatos, e 1,07% em Santa Catarina.
Entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) tentam, por via judicial, adiar o exame, por causa dos impactos da pandemia do coronavírus. O pedido foi negado por um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (13).
O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que pode adiar "um pouco" o exame, mas que este deve ser feito em 2020.
Prova digital
O exame deste ano traz duas modalidades de prova: o formato impresso (com aplicação prevista em 1º e 8 de novembro) e digital (nos dias 22 e 29 de novembro). A escolha pela prova impressa ou digital foi feita na inscrição e não poderá ser alterada.
A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, que incluem 45 questões cada uma, além da redação em língua portuguesa.
Segundo o Inep, a implantação do Enem digital será progressiva até 2026 e atenderá até 100 mil candidatos neste primeiro ano.
Inscrições até 22 de maio
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e seguem até 22 de maio.
Para se inscrever, os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova dentro do prazo, com o preenchimento de um formulário e - no caso de alunos sem isenção — o pagamento da taxa de inscrição, que neste ano custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.
Veja também
Últimas notícias

CSA empata com o Confiança na partida deste sábado (24) no Rei Péle

Padre José da Paróquia São Luiz Gonzaga em Arapiraca é localizado

Olhar da Gente: Hospital da Cidade realiza mutirão de cirurgias de catarata

Academia CAFC realiza workshop de capacitação em Primeiros Socorros, em Arapiraca

Câmera de videomonitoramento da SSP registra exato momento de desabamento de galpão no Jaraguá

Arapiraca: Padre responsável pela Paróquia São Luiz Gonzaga está desaparecido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
