PL determina que condomínios denunciem casos de violência contra mulher
Em caso de ocorrência, o síndico ou administrador do condomínio deve se comunicar com a segurança pública
Visando a implantação de medidas de combate à violência doméstica em Alagoas, a Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Arapiraca participou da elaboração do Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Cibele Moura (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de condomínios residenciais e comerciais alagoanos comunicarem aos órgãos de segurança pública competentes sobre a ocorrência ou indício de violência doméstica e familiar contra a mulher que ocorram no seu interior. O PL tramita na Assembleia Legislativa Estadual (ALE).
De acordo com o Projeto de Lei, o descumprimento poderá sujeitar o condomínio infrator penalidades administrativas como advertência, na primeira autuação, e multa, a partir da segunda autuação. Conforme o PL, a multa será fixada entre R$ 500 e R$10.000, a depender das circunstâncias da infração. O valor deverá ser revertido em favor de fundos e programas de proteção aos direitos da mulher.
Consta no Projeto de Lei que ocorrência no interior do condomínio é caracterizada por qualquer violência realizada nas áreas privativas, úteis, comuns, totais, de construção, de serviço, área líquida de terreno e área de divisão não proporcional dos estabelecimentos de que trata a lei.
Em caso de ocorrência, o síndico ou administrador do condomínio deve se comunicar com a segurança pública através de ligação telefônica ou aplicativo móvel, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito, via física ou digital, nas demais hipóteses, no prazo de até 24h após a ciência da ocorrência. A denúncia deve conter informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do possível agressor.
“Com o período de pandemia da Covid-19, houve a necessidade do isolamento social, o que fez com que a taxa de violência doméstica aumentasse ainda mais. Percebendo a lacuna legal em Alagoas, no sentido da falta de uma norma estadual que obrigue os condomínios residenciais a notificarem casos de violência, buscamos um diálogo com o Poder Legislativo, por meio da deputada Cibele, e juntas elaboramos o projeto de Lei que visa regulamentar a responsabilidade do condomínio nesses casos. Esperamos que o PL seja aprovado em breve, o que será mais um avanço no nosso estado, reafirmando o dever de toda a sociedade para atuar no combate à violência contra a mulher. ”, explicou a presidente da Comissão, Paula Tainá.
Veja também
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
