Cidades

Loja obriga funcionários com Covid-19 a atenderem clientes em Arapiraca

Apesar de funcionários entregarem teste positivo para coronavírus, são obrigados a trabalhar pela gerência

Por 7Segundos 10/06/2020 17h05
Loja obriga funcionários com Covid-19 a atenderem clientes em Arapiraca
Fiscalização é realizada por guarnições do serviço ordinário e do Programa Força Tarefa - Foto: Ascom PMAL

Um estabelecimento comercial que, por decreto estadual não deveria estar funcionando, não só continua faturando em período de pandemia, como também coloca a população em risco. A loja, localizada na rua Dom Vital em Arapiraca, está com as portas abertas nesta terça-feira (09), e os clientes estão sendo atendidos por funcionários que estão doentes ou suspeitam estar com a Covid-19. 

Segundo um dos funcionários, que pediu ao 7Segundos para não ter o nome revelado, o estabelecimento conta com 12 funcionários e quatro deles já testaram positivo para o coronavírus e os demais suspeitam estar com a doença, incluindo a pessoa que denunciou. “Tem colegas aqui que tentam esconder que estão com os sintomas porque não faz diferença, vai ter que trabalhar do mesmo jeito e os clientes não podem saber. Até quem mostrou o teste com resultado positivo para a gerência não foi afastado e continua trabalhando normalmente, atendendo as pessoas”, declarou.

De acordo com o trabalhador, o funcionamento irregular do estabelecimento já foi denunciado algumas vezes à Polícia Militar, “mas não deu em nada”, segundo ele. E que, apesar de a loja permanecer a maior parte do tempo com os portões abaixados, o estabelecimento distribui senhas para os clientes entrarem na loja. “Nem sempre dá certo, às vezes entra uma quantidade de pessoas maior do que o que a gente consegue dar conta”, ressaltou.

O denunciante afirma que o gerente da loja - que é irmão da proprietária - teve Covid-19 e como teve poucos sintomas, também continuou trabalhando normalmente sem cumprir as determinações de isolamento total por 14 dias. “A gente suspeita que até pode ter sido ele que passou para todo mundo. E como ele trabalhou doente, quer que todos façam o mesmo”, declarou.

Segundo informações da prefeitura de Arapiraca, a fiscalização sobre o descumprimento dos decretos de quarentena são da Polícia Militar. O Terceiro Batalhão da PM informa que, além das denúncias recebidas por meio dos telefones 190 e 181, são promovidas ações de fiscalização. Na segunda-feira (08), as equipes percorreram o Centro e os bairros Manoel Teles, Brasília e Primavera. 

“Por onde passava, os militares seguia orientando cidadãos em geral e proprietários de estabelecimentos comerciais sobre os cuidados essenciais e determinações estabelecidas para o funcionamento regular durante a pandemia”, informou, por meio da assessoria.