Cerco da prefeitura contra funcionamento irregular de lojas se fecha em Arapiraca
Após dia com congestionamentos no trânsito e movimento intenso em lojas, Estado e município vão intensificar fiscalização
As medidas de isolamento social têm surtido tão pouco efeito em Arapiraca que na sexta-feira (12), o movimento no Centro não parecia ser de uma cidade que se mantém numa curva crescente da epidemia, com 48 óbitos confirmados e com a lotação alta dos hospitais para atender os pacientes com covid-19, conforme as últimas informações. O Dia dos Namorados movimentou o comércio da cidade ao ponto de formar congestionamentos em várias das ruas principais do Centro. As lojas, que comercializam produtos considerados gêneros não-essenciais e que, muitas vezes colocam nas fachadas aviso de serviço de delivery, mas a quantidade de pessoas carregando sacolas de lojas e embalagens de presentes mostra que muitos estabelecimentos estão descumprindo os decretos. Esses estabelecimentos são o próximo alvo de medidas adotadas pelo Estado e município para reduzir o fluxo de pessoas em circulação.
A prefeitura de Arapiraca encaminhou para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ofício informando que, a partir de segunda (15), passa a adotar uma série de medidas em decorrência da baixa taxa e isolamento da população e do aumento no número de casos positivos de Covid-19. Uma dessas medidas é a adoção de bloqueios sanitários em vias que dão acesso às ruas mais movimentadas no Centro de Arapiraca, com a limitação da circulação de veículos em algumas áreas.
Os bloqueios sanitários irão acontecer das 7h às 13h e irão contar com ações de orientação e distribuição de máscaras. “As medidas serão realizadas pela SMTT e as Secretaria de Saúde, Desenvolvimento urbano, Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Policia Militar e têm por objetivo reduzir a taxa de contaminação do vírus, preservar vidas e possibilitar a adequação do município para o retorno da economia o mais breve possível, dentro das datas estipuladas no protocolo sanitário divulgado pelo Governo do Estado.”, informa o documento assinado pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Zélia Maria Santos Azevedo.
Enquanto isso, o Estado anuncia também que a Polícia Militar irá intensificar as ações de fiscalização e de atendimento às denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais no município.
A baixa adesão da população de Arapiraca às medidas de isolamento social vem sendo observadas pelas autoridades desde o início da pandemia. No início do mês, o Comitê Científico do Nordeste para a Covid-19, formado por médicos e pesquisadores especialistas em saúde pública de todos os estados nordestinos, recomendou, por meio de seu boletim, que o governo de Alagoas estabeleça medida de lockdown, ou bloqueio total, em Arapiraca, em decorrência da alta taxa de crescimento de casos de contaminação pelo coronavírus. Após a divulgação do boletim, o governador Renan Filho afirmou que, naquele momento, acreditava que medidas mais duras de fiscalização eram suficientes para conter o avanço da doença.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
