Cerco da prefeitura contra funcionamento irregular de lojas se fecha em Arapiraca
Após dia com congestionamentos no trânsito e movimento intenso em lojas, Estado e município vão intensificar fiscalização
As medidas de isolamento social têm surtido tão pouco efeito em Arapiraca que na sexta-feira (12), o movimento no Centro não parecia ser de uma cidade que se mantém numa curva crescente da epidemia, com 48 óbitos confirmados e com a lotação alta dos hospitais para atender os pacientes com covid-19, conforme as últimas informações. O Dia dos Namorados movimentou o comércio da cidade ao ponto de formar congestionamentos em várias das ruas principais do Centro. As lojas, que comercializam produtos considerados gêneros não-essenciais e que, muitas vezes colocam nas fachadas aviso de serviço de delivery, mas a quantidade de pessoas carregando sacolas de lojas e embalagens de presentes mostra que muitos estabelecimentos estão descumprindo os decretos. Esses estabelecimentos são o próximo alvo de medidas adotadas pelo Estado e município para reduzir o fluxo de pessoas em circulação.
A prefeitura de Arapiraca encaminhou para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ofício informando que, a partir de segunda (15), passa a adotar uma série de medidas em decorrência da baixa taxa e isolamento da população e do aumento no número de casos positivos de Covid-19. Uma dessas medidas é a adoção de bloqueios sanitários em vias que dão acesso às ruas mais movimentadas no Centro de Arapiraca, com a limitação da circulação de veículos em algumas áreas.
Os bloqueios sanitários irão acontecer das 7h às 13h e irão contar com ações de orientação e distribuição de máscaras. “As medidas serão realizadas pela SMTT e as Secretaria de Saúde, Desenvolvimento urbano, Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Policia Militar e têm por objetivo reduzir a taxa de contaminação do vírus, preservar vidas e possibilitar a adequação do município para o retorno da economia o mais breve possível, dentro das datas estipuladas no protocolo sanitário divulgado pelo Governo do Estado.”, informa o documento assinado pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Zélia Maria Santos Azevedo.
Enquanto isso, o Estado anuncia também que a Polícia Militar irá intensificar as ações de fiscalização e de atendimento às denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais no município.
A baixa adesão da população de Arapiraca às medidas de isolamento social vem sendo observadas pelas autoridades desde o início da pandemia. No início do mês, o Comitê Científico do Nordeste para a Covid-19, formado por médicos e pesquisadores especialistas em saúde pública de todos os estados nordestinos, recomendou, por meio de seu boletim, que o governo de Alagoas estabeleça medida de lockdown, ou bloqueio total, em Arapiraca, em decorrência da alta taxa de crescimento de casos de contaminação pelo coronavírus. Após a divulgação do boletim, o governador Renan Filho afirmou que, naquele momento, acreditava que medidas mais duras de fiscalização eram suficientes para conter o avanço da doença.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Federal determina que Eduardo Bolsonaro volte ao cargo de escrivão
Bolsonaro e irmão ganham na quadra da Mega da Virada
Em aceno ao Congresso, Lula empenha quase todas as emendas de 2025
Homem é preso por tráfico de drogas durante ação policial em Maceió
Ex-delegado morto confrontou prefeito sobre licitação, diz servidora
PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, a pedido de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
