Médicos cearenses repudiam acusações de manipulação de número de mortes por coronavírus
Carlos Wizard, alvo da nota, anunciou saída do Governo Federal neste domingo, 6

Documento assinado por 182 médicos cearenses repudia as declarações de Carlos Wizard, que defendeu a recontagem do número de mortos por Covid-19 no Brasil. O empresário chegou a dizer que os dados eram "fantasiosos ou manipulados". Neste domingo, 7, o fundador da escola de idiomas anunciou a saída do Governo Federal e pediu desculpa aos familiares dos mortos e profissionais da saúde. Wizard chegou a ser anunciado como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
O movimento suprapartidário, iniciado pela Associação Cearense de Gastroenterologia (ACG), conta com apoio de outros especialistas e do Coletivo Rebento, que atua em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos organizadores da nota, o secretário-geral da ACG, Sérgio Pessoa, afirma que há "profunda desorganização e passividade" no Ministério da Saúde frente à pandemia do novo coronavírus, "por isso, agora desejam encobrir os números reais da tragédia da COVID-19".
Segundo ele, a nota pretende se contrapor à "falta de transparência, obscurantismo e ao descompromisso com a ciência". A nota dos profissionais cearenses soma-se a outros manifestos, como o do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), que vê "tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19".
Confira a nota dos médicos cearenses na integra: Eu, como médico e médica, cidadão e cidadã brasileiro/a e testemunha da tragédia que a pandemia da covid 19 trouxe a várias famílias, apoio a nota do CONASS e repudio veemente as declarações do senhor Carlos Wizard sobre a mortalidade da doença. Tais declarações demostram despreparo, leviandade e desrespeito às vítimas, familiares e profissionais da saúde.
Veja também
Últimas notícias

Sessões na Câmara Municipal continuam com produtividade alta e atenção às demandas da população

'Não existe lugar seguro para mulher': Cibele Moura volta a denunciar aumento da violência contra as mulheres

Atuação de Alfredo Gaspar marca 1º dia da CPMI do INSS com aprovação unânime de convocações e plano de trabalho

Governo de Alagoas inaugura 79ª Creche Cria e entrega obras e ambulâncias em Traipu

Rafael Brito defende punição exemplar a todos os envolvidos no esquema do INSS

Após reclamação de moradores, energia elétrica é restabelecida em rua no bairro Planalto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
