Médicos cearenses repudiam acusações de manipulação de número de mortes por coronavírus
Carlos Wizard, alvo da nota, anunciou saída do Governo Federal neste domingo, 6

Documento assinado por 182 médicos cearenses repudia as declarações de Carlos Wizard, que defendeu a recontagem do número de mortos por Covid-19 no Brasil. O empresário chegou a dizer que os dados eram "fantasiosos ou manipulados". Neste domingo, 7, o fundador da escola de idiomas anunciou a saída do Governo Federal e pediu desculpa aos familiares dos mortos e profissionais da saúde. Wizard chegou a ser anunciado como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
O movimento suprapartidário, iniciado pela Associação Cearense de Gastroenterologia (ACG), conta com apoio de outros especialistas e do Coletivo Rebento, que atua em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos organizadores da nota, o secretário-geral da ACG, Sérgio Pessoa, afirma que há "profunda desorganização e passividade" no Ministério da Saúde frente à pandemia do novo coronavírus, "por isso, agora desejam encobrir os números reais da tragédia da COVID-19".
Segundo ele, a nota pretende se contrapor à "falta de transparência, obscurantismo e ao descompromisso com a ciência". A nota dos profissionais cearenses soma-se a outros manifestos, como o do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), que vê "tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19".
Confira a nota dos médicos cearenses na integra: Eu, como médico e médica, cidadão e cidadã brasileiro/a e testemunha da tragédia que a pandemia da covid 19 trouxe a várias famílias, apoio a nota do CONASS e repudio veemente as declarações do senhor Carlos Wizard sobre a mortalidade da doença. Tais declarações demostram despreparo, leviandade e desrespeito às vítimas, familiares e profissionais da saúde.
Veja também
Últimas notícias

Traficantes são presos com drogas dentro de casa em Maceió
Marcelo Beltrão destaca força dos municípios nos 208 anos de emancipação política de Alagoas

Homem sofre tentativa de homicídio em Marechal Deodoro

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e causar destruição em Palmeira dos Índios

Idoso acusa vizinhas de agressão e caso vai parar na delegacia em Arapiraca

Mulher é encontrada morta em piscina de residência no Conjunto Inocoop, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
