Médicos cearenses repudiam acusações de manipulação de número de mortes por coronavírus
Carlos Wizard, alvo da nota, anunciou saída do Governo Federal neste domingo, 6
Documento assinado por 182 médicos cearenses repudia as declarações de Carlos Wizard, que defendeu a recontagem do número de mortos por Covid-19 no Brasil. O empresário chegou a dizer que os dados eram "fantasiosos ou manipulados". Neste domingo, 7, o fundador da escola de idiomas anunciou a saída do Governo Federal e pediu desculpa aos familiares dos mortos e profissionais da saúde. Wizard chegou a ser anunciado como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
O movimento suprapartidário, iniciado pela Associação Cearense de Gastroenterologia (ACG), conta com apoio de outros especialistas e do Coletivo Rebento, que atua em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos organizadores da nota, o secretário-geral da ACG, Sérgio Pessoa, afirma que há "profunda desorganização e passividade" no Ministério da Saúde frente à pandemia do novo coronavírus, "por isso, agora desejam encobrir os números reais da tragédia da COVID-19".
Segundo ele, a nota pretende se contrapor à "falta de transparência, obscurantismo e ao descompromisso com a ciência". A nota dos profissionais cearenses soma-se a outros manifestos, como o do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), que vê "tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19".
Confira a nota dos médicos cearenses na integra: Eu, como médico e médica, cidadão e cidadã brasileiro/a e testemunha da tragédia que a pandemia da covid 19 trouxe a várias famílias, apoio a nota do CONASS e repudio veemente as declarações do senhor Carlos Wizard sobre a mortalidade da doença. Tais declarações demostram despreparo, leviandade e desrespeito às vítimas, familiares e profissionais da saúde.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
