Quase 70% dos brasileiros têm medo de contrair Covid-19 no supermercado
Pesquisa Opiniões Covid-19 consultou consumidores que afirmaram que se sentem mais seguros quando as medidas preventivas são aplicadas
O supermercado virou ponto de alta preocupação e ainda que a situação se normalize pode ser que a experiência dessa pandemia deixe marcas para o futuro. É o que demonstra a terceira onda do estudo Opiniões Covid-19, realizado entre 18 a 22 de junho, que constatou que 66% dos brasileiros se sentem muito preocupados ao ir ao supermercado pela possibilidade de contrair alguma doença, em especial, a covid-19. Antes da pandemia, 51% disseram não ter nenhuma preocupação em relação a isso.
Apenas 10% contaram estar confortáveis em ir ao supermercado agora. Outros dizem que estarão confortáveis no médio ou longo prazo – 20% em até seis meses, 22% de seis meses a um ano, 13%, um a dois anos, 2% mais de dois anos. Uma parcela considerável, 17%, disse que nunca mais vai se sentir confortável e outros 17% não têm ideia.
Um alento é que as medidas preventivas aplicadas ao comércio estão deixando os frequentadores dos supermercados mais tranquilos: 94% dizem ficarem mais confortáveis, quando funcionários usam marcas e luvas; 92%, quando os estabelecimentos desinfetam os espaços; e 90% quando os consumidores ficam a um metro e meio de distância um dos outros.
A pesquisa global, com parceiros em outros países, também detectou que o supermercado virou motivo de alta preocupação também no Chile e no México, enquanto que países europeus possuem maior tranquilidade, no geral.
A pesquisa realizada pela Perception, Engaje! Comunicação e Brazil Panels, entrevistou 525 pessoas online, em todas as regiões do Brasil, homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes ABCD, com margem de erro de mais ou menos 4,05%, para saber a opinião dos brasileiros sobre o cenário da pandemia. Esta é a terceira onda do estudo, cuja primeira onda foi realizada entre 1º e 3 de abril, e a segunda entre 29 de abril e 1º de maio.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
