Alagoanos podem se cadastrar na Tarifa Social sem sair de casa
Equatorial tem realizado atendimento porta a porta para os clientes se inscreverem na baixa renda no conforto do lar

Realizar o cadastro na tarifa baixa renda sem sair de casa e poder ter descontos de até 65% na conta de luz. O atendimento porta a porta é mais um serviço disponibilizado pela Equatorial Energia Alagoas para os clientes de Maceió. O objetivo da ação é ampliar o número de beneficiados na Tarifa Social. No estado, mais de 330 mil famílias estão cadastradas, entretanto, cerca de 200 mil unidades podem ter direito, mas ainda não recebem o desconto no consumo de energia.
Diariamente, leituristas, agentes de campo e agentes comerciais, devidamente identificados com uniforme e crachá a serviço da Equatorial estão em diversos bairros da capital e do interior efetuando a inscrição na baixa renda na porta das residências, de forma segura e cômoda para o cliente. Ao ser abordado por um dos colaboradores, basta o responsável pelo imóvel apresentar a conta de energia, identidade, CPF e o Número de Identificação Social (NIS). Os documentos são fotografados e enviados de maneira online para o sistema da empresa para validação. Se o cliente estiver com o NIS atualizado, o desconto já é aplicado na próxima fatura de energia.
“Esta é mais uma comodidade que a Equatorial tem disponibilizado para os seus clientes, especialmente agora nesse momento de isolamento social em que a orientação é ficar em casa. A distribuidora tem adotado todas as medidas para proteger tanto os colaboradores quanto a população seguindo as recomendações dos órgãos de saúde mundial, nacional e local para o distanciamento social”, explica o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais.
O gerente explica ainda que caso o cliente tenha dúvida se o colaborador presta serviço para Equatorial, além de solicitar o crachá de identificação, ele pode entrar em contato com a Central de Atendimento 0800 082 0196 para fazer a confirmação.
Morais reforça a importância de aumentar o número de clientes beneficiados pela Tarifa Social, sobretudo na pandemia do coronavírus, em que muitas famílias foram impactadas economicamente. “Queremos cadastrar o maior número possível de unidades na baixa renda, pois sabemos o quanto o desconto pode fazer a diferença no orçamento das famílias e também na economia dos municípios, já que o dinheiro economizado com a conta de luz pode ser utilizado para fomentar o comércio local”.
Criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias com baixa renda, o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%. O percentual é gradativo e a apresentação na fatura do cliente é detalhada por faixa de consumo. Quanto menor o consumo, maior o desconto na fatura. Para famílias indígenas e quilombolas que consomem até 50kWh/mês, o abatimento é de 100%. Após 220kWh, os clientes pagam o valor normal da tarifa.
QUEM TEM DIREITO A TARIFA SOCIAL - Para ter direito ao benefício, as famílias deverão atender a um dos seguintes requisitos:
Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;
Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;
Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.
CANAIS PARA CADASTRO - Quem ainda não é inscrito na Tarifa Social também pode fazer a solicitação a Equatorial, pelo telefone 0800 082 0196; com a assistente virtual Clara, por mensagem de texto no WhatsApp (82) 2126-9200; na Agência Virtual do site da Equatorial www.equatorialalagoas.com.br ou pelo e-mail: [email protected].
Confira abaixo a documentação necessária para se cadastrar na Tarifa Social:
Número de Identificação Social (NIS)
Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
Nome completo do titular do NIS
CPF do titular do NIS
Número da identidade e órgão expedidor do titular do NIS
Data de nascimento do titular do NIS
Nome completo da mãe do titular do NIS
Se a solicitação for feita por e-mail, é preciso anexar as cópias de todos os documentos.
Veja também
Últimas notícias

Homem ateia fogo na casa da mãe após ela negar dinheiro em Olivença

Colisão entre carros deixa homem ferido em cruzamento da Av. Amélia Rosa

Legislativo e Executivo de Maragogi destacam independência e harmonia entre poderes

Retorno de ônibus escolares é proibido em Maceió; MPAL e DPE apontam ‘falhas de segurança’

Polícia Civil prende dois suspeitos de adulteração de veículos e estelionato em Arapiraca

Passageira fica ferida em acidente entre motos em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
