Alagoas

Com escassez de testes no município, Centro de Triagem atende até 450 pessoas por dia

De acordo com a coordenação, os testes positivos estão superando os negativos

Por 7 segundos 20/07/2020 17h05 - Atualizado em 20/07/2020 18h06
Com escassez de testes no município, Centro de Triagem atende até 450 pessoas por dia
Ginásio de Esportes Joaão Paulo II onde funciona o Centro de Triagem - Foto: Ewerton Silva/7segundos

A cidade de Arapiraca, na região Agreste do Estado, apresenta mais de 6.500 casos confirmados de Covid 19. Falando a reportagem do portal 7segundos, a coordenadora do Centro de Triagem Iza Castro disse que a demanda de atendimentos está alta. De acordo com Jackelline Maria Barbosa, chegam a ser atendidas 450 pessoas por dia no Ginásio João Paulo II, local de funcionamento do Centro instalado pelo Governo do Estado. O aumento da demanda acontece em virtude da escassez de testes em algumas unidades de saúde do município.


“Essa demanda tem aumentado bastante pois o município, que ofertava testes rápidos em algumas unidades, não está ofertando. Então toda demanda de pacientes, tanto de Arapiraca, quanto de cidades circunvizinhas, estão vindo para o nosso atendimento e, com isso, tem aumentado bastante o fluxo”, explicou a coordenadora.


O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais de Arapiraca no dia 13 de junho. Destinada a atender a população de Arapiraca e mais 45 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde, foi anunciada com capacidade para atender até 150 pessoas/dia. Porém, houve aumento da demanda, porque o município está com problemas na oferta dos testes rápidos.

Tempo de espera


Em virtude do maior fluxo de pacientes, aumenta também o tempo de espera pelo teste, o que gera reclamações. “Duplica nosso número de atendimento e duplica a espera do paciente também. Muitas vezes o paciente acha ruim, reclama por conta da demora, porém, não temos muito o que fazer. Justamente porque a gente tem tentado acolher esses pacientes da melhor maneira possível”, explicou Jackelline Maria.


Ainda de acordo com a coordenadora, quando o paciente está na chamada janela imunológica para o teste, o mesmo é realizado. “Caso não esteja, o paciente sai com a solicitação do teste, para voltar no dia realmente da janela imunológica”. Ainda de acordo com Jackelline Maria, aumentou bastante o número de testes positivos, em relação aos testes negativos, no Centro de Triagem.


No período entre o dia primeiro até esta segunda-feira, dia 20 de julho, já foram registrados 2.617 testes positivos e 2.500 testes negativos. A coordenadora, entretanto, afirma acreditar que entre os 2.500 negativos existem pacientes positivos e que fizeram o teste na fase errada.