Com escassez de testes no município, Centro de Triagem atende até 450 pessoas por dia
De acordo com a coordenação, os testes positivos estão superando os negativos
A cidade de Arapiraca, na região Agreste do Estado, apresenta mais de 6.500 casos confirmados de Covid 19. Falando a reportagem do portal 7segundos, a coordenadora do Centro de Triagem Iza Castro disse que a demanda de atendimentos está alta. De acordo com Jackelline Maria Barbosa, chegam a ser atendidas 450 pessoas por dia no Ginásio João Paulo II, local de funcionamento do Centro instalado pelo Governo do Estado. O aumento da demanda acontece em virtude da escassez de testes em algumas unidades de saúde do município.
“Essa demanda tem aumentado bastante pois o município, que ofertava testes rápidos em algumas unidades, não está ofertando. Então toda demanda de pacientes, tanto de Arapiraca, quanto de cidades circunvizinhas, estão vindo para o nosso atendimento e, com isso, tem aumentado bastante o fluxo”, explicou a coordenadora.
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais de Arapiraca no dia 13 de junho. Destinada a atender a população de Arapiraca e mais 45 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde, foi anunciada com capacidade para atender até 150 pessoas/dia. Porém, houve aumento da demanda, porque o município está com problemas na oferta dos testes rápidos.
Tempo de espera
Em virtude do maior fluxo de pacientes, aumenta também o tempo de espera pelo teste, o que gera reclamações. “Duplica nosso número de atendimento e duplica a espera do paciente também. Muitas vezes o paciente acha ruim, reclama por conta da demora, porém, não temos muito o que fazer. Justamente porque a gente tem tentado acolher esses pacientes da melhor maneira possível”, explicou Jackelline Maria.
Ainda de acordo com a coordenadora, quando o paciente está na chamada janela imunológica para o teste, o mesmo é realizado. “Caso não esteja, o paciente sai com a solicitação do teste, para voltar no dia realmente da janela imunológica”. Ainda de acordo com Jackelline Maria, aumentou bastante o número de testes positivos, em relação aos testes negativos, no Centro de Triagem.
No período entre o dia primeiro até esta segunda-feira, dia 20 de julho, já foram registrados 2.617 testes positivos e 2.500 testes negativos. A coordenadora, entretanto, afirma acreditar que entre os 2.500 negativos existem pacientes positivos e que fizeram o teste na fase errada.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
