Com escassez de testes no município, Centro de Triagem atende até 450 pessoas por dia
De acordo com a coordenação, os testes positivos estão superando os negativos
A cidade de Arapiraca, na região Agreste do Estado, apresenta mais de 6.500 casos confirmados de Covid 19. Falando a reportagem do portal 7segundos, a coordenadora do Centro de Triagem Iza Castro disse que a demanda de atendimentos está alta. De acordo com Jackelline Maria Barbosa, chegam a ser atendidas 450 pessoas por dia no Ginásio João Paulo II, local de funcionamento do Centro instalado pelo Governo do Estado. O aumento da demanda acontece em virtude da escassez de testes em algumas unidades de saúde do município.
“Essa demanda tem aumentado bastante pois o município, que ofertava testes rápidos em algumas unidades, não está ofertando. Então toda demanda de pacientes, tanto de Arapiraca, quanto de cidades circunvizinhas, estão vindo para o nosso atendimento e, com isso, tem aumentado bastante o fluxo”, explicou a coordenadora.
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais de Arapiraca no dia 13 de junho. Destinada a atender a população de Arapiraca e mais 45 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde, foi anunciada com capacidade para atender até 150 pessoas/dia. Porém, houve aumento da demanda, porque o município está com problemas na oferta dos testes rápidos.
Tempo de espera
Em virtude do maior fluxo de pacientes, aumenta também o tempo de espera pelo teste, o que gera reclamações. “Duplica nosso número de atendimento e duplica a espera do paciente também. Muitas vezes o paciente acha ruim, reclama por conta da demora, porém, não temos muito o que fazer. Justamente porque a gente tem tentado acolher esses pacientes da melhor maneira possível”, explicou Jackelline Maria.
Ainda de acordo com a coordenadora, quando o paciente está na chamada janela imunológica para o teste, o mesmo é realizado. “Caso não esteja, o paciente sai com a solicitação do teste, para voltar no dia realmente da janela imunológica”. Ainda de acordo com Jackelline Maria, aumentou bastante o número de testes positivos, em relação aos testes negativos, no Centro de Triagem.
No período entre o dia primeiro até esta segunda-feira, dia 20 de julho, já foram registrados 2.617 testes positivos e 2.500 testes negativos. A coordenadora, entretanto, afirma acreditar que entre os 2.500 negativos existem pacientes positivos e que fizeram o teste na fase errada.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
