Número de vagas em inovação e tecnologia demonstra que aquecimento do setor deve seguir após pandemia
Empresas devem manter investimento em tecnologia para garantirem atividades e se adequarem a novos hábitos
A pandemia da Covid-19 tem feito com que várias empresas repensem a forma de trabalho e de atendimento ao cliente. Com as medidas de distanciamento social que demonstram possibilidade de manutenção do formato de home office, e por consumidores, que estão mais adaptados ao comércio on-line, as soluções de tecnologia tendem a crescer ainda mais como principais canais de compras, comunicação e trabalho nos próximos meses. E, para atender a toda essa demanda, mais mão de obra especializada é necessária. De acordo com números levantados pelo site Infojobs para a BBC News Brasil, em abril, dentre as oportunidades oferecidas pela plataforma, a área com maior volume de cargos era justamente informática/TI, com 6.577 postos.
Para o diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Fernando Matesco, a demanda por profissionais do setor demonstra a importância que o segmento ganhou como estratégia para adaptação ao novo formato de consumo e padrões sanitários. “A pandemia exigiu mudanças e evoluções imediatas para que algumas empresas pudessem seguir trabalhando, fosse para viabilizar as vendas online ou até mesmo criar um sistema estável para o home office, isso prova o quão essencial é manter um núcleo de tecnologia preparado dentro de qualquer instituição”, explica.
Para Matesco, a principal preocupação das empresas agora deverá ser com o ajuste de fluxo e capacidade das plataformas digitais. “Com o isolamento social, o acesso remoto a sites, aplicativos, ferramentas online tende somente a aumentar, além de ganhar novos adeptos, por isso, as instituições devem, além de implantar esses sistemas, garantir sua manutenção e funcionamento”, ressalta.
Além disso, outro ponto destacado pelo diretor é a atenção quanto à cibersegurança. “Com o aumento de usuários online, a proteção de dados de uma empresa e seu cuidado na manutenção e expansão da rede deve ser redobrado, já que o fluxo elevado pode ter uma interferência direta no funcionamento do sistema e possível vazamento de informações”, orienta.
Nesse cenário, algumas funções registraram maior crescimento de demanda. De acordo com um levantamento da Page Group, empresa mundial de recrutamento especializado, seis cargos de TI tiveram aumento em contratações. São eles: analista de suporte e Service Desk, analista de cibersegurança, analista ou especialista de infraestrutura e redes, especialista em cloud, líder em ciência de dados, líder de cibersegurança.