Poda de árvores: prevenir é sempre a melhor escolha quando se trata de energia elétrica
Uma das situações de risco identificada pela Equatorial Energia Alagoas é a poda de galhos de árvores que estejam próximos ou tocando na rede elétrica de maneira inadvertida

A energia elétrica é fundamental para o bem-estar das pessoas, mas pode ser perigosa, se não adotados alguns cuidados. A prevenção sempre será uma aliada para evitar acidentes. Uma das situações de risco identificada pela Equatorial Energia Alagoas é a poda de galhos de árvores que estejam próximos ou tocando na rede elétrica de maneira inadvertida.
Em regra, o serviço só deve ser executado por profissionais habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. Os casos de poda de árvore que não estejam próximos ou tocando a rede elétrica devem ser executados pelo órgão ambiental de cada município.
“Já nas situações em que a vegetação esteja chegando perto ou tocando a rede elétrica, a orientação é sempre procurar a Equatorial para que a Distribuidora programe o desligamento temporário da energia e o procedimento seja realizado com segurança visando evitar acidentes”, explica o executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial, Rafael Clemente.
A atenção deve ser redobrada, não só para poda, mas quando as árvores tocam a fiação elétrica em geral. “Não se deve subir ou usar varas metálicas para apanhar frutos, pois a árvore pode estar energizada. E caso queira podar árvores próximas à rede elétrica em sua propriedade particular, procure sempre um profissional especializado”, explica o especialista.
Para a realização das podas também é importante seguir alguns critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. Além disso, as podas devem ser precedidas de prévia autorização do órgão ambiental competente, e atendimento a legislação, obedecendo às regras de distância para a rede de energia e os tipos de cortes recomendados para cada situação.
O serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município, mas se a prefeitura identificar que não é possível realizar a ação, por questões de segurança para seus colaboradores e/ou população, pelo fato dos galhos estarem muito próximos ou tocando a rede elétrica, o órgão deve comunicar a distribuidora de energia para que uma equipe seja enviada para dar apoio na execução da poda.
A interferência de árvores na rede elétrica é um problema que pode ser evitado com planejamento dos municípios e plantio de espécies apropriadas para a área urbana, de modo que não alcancem a altura da rede elétrica.
A solicitação de poda, em caso de vegetação em contato com a rede elétrica, pode ser feita por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800 082 0196.
Veja também
Últimas notícias
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal

Casal efetua manutenção em conjunto motobomba que abastece Pariconha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
