Entenda a relação entre Silvio Santos e a Lava Jato que viralizou nas redes
Uma matéria de agosto de 2019 passou a circular no Twitter como se fosse atual, sobre a delação de Adir Assad na Lava Jato
O apresentador e dono da emissora SBT, Silvio Santos , foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta segunda-feira (10). O nome do empresário apareceu ligado à delação do operador financeiro Adir Assad , detido pela Operação Lava Jato . A matéria que circulava nas redes sociais reportando o caso era, no entanto, datada de 29 de agosto de 2019, o que gerou confusão entre os internautas.
Devido a movimentação que levou o nome de Silvio Santos os Trending Topics Brasil , internautas chegaram a acreditar que o apresentador teria morrido.
Recortes descontextualizados da matéria da Folha de São Paulo com o título "Delator preso pela Lava Jato diz ter lavado dinheiro para Grupo Silvio Santos" fez parecer que a investigação era atual, principalmente porque os recortes compartilhados na rede social excluíam a data de publicação da notícia.
Perfis como o do jornalista José Norberto Flesch e o do deputado Nilton Tatto (PT-SP) chegaram a compartilhar a notícia sem fazer menção de que a informação era antiga.
Delação e Grupo Silvio Santos
Na altura das investigações que ocorreram no final de agosto de 2019, o Grupo Silvio Santos afirmou em nota para a Folha de São Paulo que não se manifesta a respeito por "desconhecerem o teor da delação".
"Aproveitamos para enfatizar que as empresas do GSS sempre pautaram suas condutas pelas melhores práticas de governança e dentro dos estritos princípios legais", disse o Grupo .
Em depoimento, Adir Assad afirmou que lavou milhões de reais para o Grupo Silvio Santos por meio de contratos fraudados de patrocínio esportivo. No entanto, nos relatos Assad não mencionou especificamente o empresário Silvio Santos, mas apontou como um dos contatos no SBT o sobrinho de Silvio , Daniel Abravanel , e o uso da empresa que comercializa a Tele Sena.
Os contratos superfaturados teriam acontecido no final dos anos 1990, época em que segundo Assad o SBT tinha necessidade de fazer um caixa paralelo. A operação teria movimentado cerca de R$ 10 milhões naquele período.
O relatório da delação analisado pelo The Intercept Brasil alega que parte do dinheiro era devolvida em espécie a um diretor financeiro chamado Vilmar, em um escritório do SBT localizado no centro de São Paulo.
Veja também
Últimas notícias
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
