[Vídeo] Fase laranja: Empresas de ônibus aumentam frota conforme demanda em Arapiraca
Transporte municipal segue protocolos sanitários e empresas avaliam a retomada de horários de linhas
Apesar de a prefeitura de Arapiraca ter antecipado para a última sexta-feira (14) o avanço para a fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, as empresas de ônibus estão decidindo com cautela sobre o aumento da frota em circulação no município.
O 7Segundos fez uma reportagem mostrando que as empresas estão adotando os protocolos sanitários para garantir a saúde de passageiros e motoristas, além de assegurar que os veículos não irão circular com passageiros em pé, como determinam as normas para o transporte público.
Os proprietários das empresas afirmam que a ampliação dos horários e o aumento da quantidade de veículos em circulação está sendo definida por demanda, a partir da observação do fluxo de passageiros. De acordo com o gerente da Real Arapiraca, Michel Rocha, a busca pelo serviço ainda não voltou ao patamar de antes.
“O movimento de passageiros não está acompanhando a abertura do comércio. A gente precisa ter calma, por conta dos custos que temos”, declarou.
O gerente da RM, Robson Moreira, tem a mesma opinião. Ele acredita que apenas quando o atendimento em órgãos públicos, escolas e em empresas como o call center voltar ao normal é que o fluxo de passageiros deve normalizar.
A empresa Mãe do Salvador afirmou que estão fazendo ajustes com base na observação feita pelos motoristas e que, por conta disso, nos últimos dias colocou mais um ônibus em circulação no horário de pico. Mesmo assim, a empresa considera que a quantidade de passageiros ainda não é suficiente para normalizar os horários.
Assista, abaixo, a reportagem completa: