Maceió: Fase laranja exige todos os cuidados básicos de proteção individual e coletiva
População deve evitar aglomerações, só sair quando estritamente necessário e lavar as mãos sempre que possível
Maceió entra na fase laranja do Distanciamento Social Controlado a partir desta sexta-feira (03). A segunda fase segue a evolução das diretrizes estabelecidas pela Matriz de Risco do Estado e autoriza o funcionamento de algumas atividades, com capacidade reduzida, consideradas não essenciais: salões de beleza e barbearia, lojas ou estabelecimentos de rua com até 400m2, templos e igrejas. Por outro lado, para garantir que Maceió se mantenha num quadro evolutivo nas próximas semanas, é imprescindível a participação da população, que deve continuar seguindo todas as medidas de proteção individual e coletiva adotadas anteriormente, na fase vermelha.
O uso de máscara segue sendo obrigatório para todos os cidadãos que tiverem que sair de casa para cumprir necessidades primárias, como ir ao supermercado, ao banco, a farmácias, e também no transporte coletivo, que se transforma num vetor de contaminação pela quantidade de pessoas juntas. Os olhos, boca e nariz são portas de entrada e de saída do vírus e, por isso, deve-se evitar pegar na máscara pelo lado externo e tocar o rosto.
Outra recomendação é ter consigo pelo menos uma máscara reserva, para realizar a troca a cada duas horas, e lembrar sempre de guardar a máscara usada em um saco até chegar em casa e poder lavá-la com água e sabão. A população deve ter em mente que vesti-la não significa um “passe livre” para descumprir as medidas de distanciamento social.
“Na fase laranja, os alagoanos deverão manter o uso de máscaras de tecido, duplamente faceadas, para evitar a propagação de gotículas do nariz e da boca. Lembrando que o uso da máscara deve ser correto, com elásticos ou tiras que amarram de maneira paralela, dispostos no pavilhão auricular, e ela deve estar acima do nariz e abaixo do queixo. Dessa forma, a máscara vai conter toda a secreção respiratória da via aérea”, explica Sarah Dominique, médica infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher.
Também na fase laranja recomenda-se o deslocamento apenas em situações indispensáveis. Caso precise sair de casa, o cidadão deve respeitar o distanciamento social de, pelo menos, 2 metros de distância, assim como evitar abraços e aglomerações.
“É necessário manter, ao máximo, o distanciamento. Com a reabertura de alguns segmentos do comércio, como salões de beleza e lugares de cultos religiosos, que vão ter o atendimento e o funcionamento com a capacidade reduzida, é necessário que exista a marcação de distanciamento entre as pessoas. Caso o cidadão chegue a um estabelecimento que não tenha essa marca em assentos ou bancos, ele mesmo deve procurar manter o distanciamento, de aproximadamente 2 metros, que já vem sendo referenciado ao longo dos últimos três meses. Outro ponto preocupante é a aglomeração nos transportes públicos: deve-se haver respeito também pelo dimensionamento de pessoas sentadas a fim de evitar propagação de partículas virais pela saliva, pelo toque, etc.”, explica.
Por fim, a infectologista alerta que toda a população deve manter os hábitos de higienização, como lavar as mãos com água e sabão e, se possível, ter em mãos um frasco com álcool em gel 70%. “Deveremos sempre ter na bolsa, no bolso ou na mochila, um frasco de álcool em gel para higienizar as mãos, porque com a reabertura do comércio vamos ter, com certeza e com maior frequência, contato com áreas de toque comum e o coronavírus pode ser levado até a face, cabelo, vestimentas”, conclui.
Veja também
Últimas notícias
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Britney Spears fala em voltar aos palcos, mas exclui um país da rota
Cervo 'minúsculo' encara rinoceronte de 1,7 tonelada e cena viraliza
'Na estrada com 15 leitão': pai de escritora engana golpista no WhatsApp
Ex-participante icônica é confirmada e volta ao jogo no BBB26
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
