Cidades

[Vídeo] Trilhos da linha férrea são furtados por quadrilha especializada em Arapiraca

Bandidos usariam maçarico para cometer os crimes durante a madrugada

Por 7Segundos 21/08/2020 07h07 - Atualizado em 21/08/2020 13h01
[Vídeo] Trilhos da linha férrea são furtados por quadrilha especializada em Arapiraca
Furto seria cometido por quadrilha que usa maçarico para arrancar o trilho - Foto: Janio Barbosa/ 7Segundos

Sem uso há pelo menos 30 anos, os trilhos da linha férrea de Arapiraca estão literalmente desaparecendo dia a dia. Eles estão sendo furtados na calada da noite, na Serra dos Ferreira, e como o ferro é um metal que possui alto valor comercial, possivelmente está sendo revendido e derretido.

Conforme informações apuradas pelo 7Segundos, os trilhos de ferro estariam sendo furtados por uma quadrilha especializada, que utilizaria instrumento tipo maçarico para arrancar dos dormentes o ferro que depois seria transportado em caminhão.

Os moradores da região, no entanto, afirmaram não ter visto nenhuma movimentação suspeita nas proximidades dos trilhos, que passam ao lado de propriedades rurais, mas dizem que após darem falta da linha de ferro pela primeira vez, a extensão do trecho sem trilhos aumentou.

Eles também não sabem dizer se a situação já foi denunciada à polícia. “Fui na estação, que fica no bairro Cacimbas, porque me disseram que lá funcionaria uma superintendência das ferrovias, mas o local está fechado”, declarou um morador, que pediu para não ter o nome divulgado.


Ao menos desde a década de 1990 que não circulam trens pela linha férrea que corta a cidade de Arapiraca. Em 2010, os trilhos faziam parte de um grande projeto da Ferrovia Transnordestina Logística, que investiu R$ 120 milhões na recuperação de 300 quilômetros de linha em Alagoas, que iria fazer parte da integração do transporte de cargas a partir do porto de Suape, em Pernambuco, para todo o Nordeste. No entanto, uma enchente ocorrida às vésperas da inauguração do trecho alagoano inviabilizou o projeto, que anos depois foi abandonado.

Em 2017, a Transnordestina anunciou o encerramento das atividades de suas filiais em alguns Estados nordestinos, incluindo Alagoas. Antes desse período, havia ainda um projeto para implantar o sistema de transporte de passageiros com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), aproveitando a malha viária, como acontece em Maceió, mas os recursos federais para a implantação não saíram do papel.


Conforme a prefeitura de Arapiraca, a linha férrea seria de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é responsável pela autorização de obras na região da malha ferroviária, mas de acordo com assessoria do departamento federal, a responsabilidade pela fiscalização é da Agência Nacional de Trânsito e Transportes.

“A ferrovia que corta o município de Arapiraca/AL faz parte da Linha Tronco Sul de Recife e é operacional e desativada. Segue até o município de Porto Real do Colégio/AL e ligando na divida com Própria/SE, onde passa à concessão da FCA [Ferrovia Centro-Atlântica]. A responsabilidade pela vigilância e manutenção do trecho [em Arapiraca] é da operadora FTL [Ferrovia Transnordestina Logística], e da fiscalização da atuação a operadora é da ANTT”, informou a assessoria.