Sem aulas, 2 mil motoristas de transporte escolar pedem extensão de auxílio
Sindicatos e deputado buscam prorrogação do pagamento do auxilio emergencial até dezembro de 2020
Sem data para a volta das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas durante a pandemia do novo coronavírus, 2.046 motoristas de transporte escolar pedem socorro. Junto com o deputado distrital Valdelino Barcelos (PP), a categoria busca prolongar o auxílio emergencial para os condutores de transporte escolar.
Sindicatos e o parlamentar encaminharam oficios ao Governo do Distrito Federal (GDF) solicitando a prorrogação do benefício até dezembro de 2020. O auxílio emergencial consiste em duas parcelas de R$ 1,2 mil, entre julho e agosto, podendo ser estendido para setembro.
“A expectativa era que o retorno das aulas acontecesse em agosto, o que permitiria a volta dos motoristas ao trabalho, mas, infelizmente, não aconteceu. Sabemos que o GDF tem sido muito responsável com as questões de saúde, mas também precisamos olhar o outro lado da situação”, pontuou o distrital.
O auxílio é pago, atualmente, com dinheiro economizado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF). As negociações foram conduzidas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), pelo o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB) e por Valdelino.
Segundo o presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do DF (Sintresc-DF), Nazon Simões Vilar, a categoria vive dias de apreensão e desolação. “Ficamos sem chão, porque dependemos exclusivamente do trabalho para nosso sustento. Como vamos pagar os boletos e comprar comida”, lamentou.
Além disso, existem os empregos indiretos. Antes da pandemia, o setor empregava aproximadamente 4,5 mil pessoas.
De acordo com a presidente da Cooperativa de Transporte Escolar e Turismo do DF (Cotetur), Eudenice Nascimento, ou Tia Denise, como ela é conhecida, a categoria tem consciência da necessidade da suspensão das aulas para evitar o avanço da pandemia, mas precisa do auxilio como contrapartida.
“Nós temos uma amiga que lutou muito com a gente pelo auxílio, mas acabou falecendo antes da ajuda chegar. Foi morta pela Covid-19. A família ficou sem direito ao dinheiro”, contou. “Temos pessoas com 80, 75 anos. Nunca pararam de trabalhar. Hoje, estão sofrendo muito. É muito triste. Quando se perde o emprego, se perde a dignidade”, cravou.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil investiga morte de jovem decapitado em Porto Calvo
Operação policial deixa 64 mortos e é considerada a mais letal da história do RJ
Videomonitoramento da SSP identifica homem com mandado de prisão na Jatiúca
Banco Itaú encerra atividades em Palmeira dos Índios sem aviso prévio
Navegando na nova era: o impacto das criptomoedas no investimento moderno
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
