Seplag é selecionada em programa nacional de dados para enfrentamento da Covid-19
Laboratório SGB de Dados para Governo tem como foco o desenvolvimento de soluções para enfrentamento da pandemia

Ao lado de secretarias de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) foi uma das cinco pastas brasileiras selecionadas para o Laboratório SGB de Dados para Governo, criado pelo Social Good Brasil em parceria com o Instituto Humanize. O programa, que é um dos mais respeitados na área, desta vez, tem como intuito o compartilhamento de expertises voltadas para soluções de dados no enfrentamento do coronavírus (Covid-19).
A equipe técnica da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), da Seplag, vai fazer parte da formação e trazer, para o estado, novas soluções de dados que poderão ser utilizadas no combate da pandemia.
De acordo com informações da SGB, o trabalho do laboratório é voltado para o desenvolvimento de competências analíticas que facilitam o processo de tomada de decisões no estado e fortalecem a cultura da gestão baseada em dados.
“Para nós, da Seplag, é uma honra imensa fazer parte desse seleto grupo e participar de um projeto que só deve trazer benefícios para Alagoas. Vamos poder ganhar, sem custos, uma bagagem muito boa, compartilhar experiências e aprender ainda mais em relação à área de Dados, que tem sido cada vez mais importante para o trabalho dos governos”, pontua o gerente de Geoprocessamento e de Estatísticas e Indicadores da Sinc, Klebson Silva.
Entre outras coisas, as secretarias selecionadas vão ter acesso a conhecimentos preparatórios para a inovação disruptiva na gestão pública, para o mapeamento de fluxos de dados, para a aceleração da maturidade analítica e para a reorganização de dados para a solução efetiva de problemas. O laboratório conta com 10 semanas de treinamento e tem início já em 1º de setembro.
“A Seplag dobrou, nos últimos tempos, o trabalho de tratamento de dados. Temos apoiado diariamente diversas secretarias e, junto à Secretaria de Estado da Saúde, nos empenhamos para promover, a cada dia, uma produção de informação transparente e muito responsável sobre a situação da pandemia em Alagoas. Estamos muito felizes e ansiosos para aplicar todas as expertises que virão com esse laboratório, um projeto grandioso e que, sem dúvidas, dará um subsídio importante para a gestão desse momento nos estados”, afirma o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.
Para saber mais sobre o Laboratório SGB de Dados para Governo, basta clicar aqui.
Veja também
Últimas notícias

Três armas de fogo e munição foram apreendidas pela PM após troca de tiros em Delmiro Gouveia

Bombeiros retiram cavalo que caiu em cisterna na Barra Nova, em Marechal Deodoro

Bombeiros combatem incêndio em barraco na região da Orla Lagunar, em Maceió

Cibele Moura pede que Governo disponibilize fones antirruídos em locais de atendimento ao público

População de Matriz do Camaragibe participa de Via Sacra ao Alto do Cruzeiro

Corpo de mulher é encontrado em frente ao CT do CRB, na Barra de São Miguel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
