Tempo

Moradores de São Brás sentem tremor de terra que teve epicentro em Sergipe

Abalo aconteceu no município de Canhoba, no Norte de Sergipe, e além de São Brás atingiu também Amparo de São Francisco

Por 7Segundos 01/09/2020 11h11 - Atualizado em 01/09/2020 13h01
Moradores de São Brás sentem tremor de terra que teve epicentro em Sergipe
Após atingir Sergipe, tremor de terra pode chegar em Alagoas, afirma Rede Sismográfica Brasileira - Foto: Reprodução

Os moradores do município de São Brás, na região do Baixo São Francisco alagoano, tiveram um susto na manhã desta terça-feira (01), com um tremor de terra que foi sentido em vários bairros. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), o tremor foi efeito de abalo sísmico de magnitude 2.7, ocorrido no município de Canhoba, região Norte de Sergipe. Além de São Brás, o tremor foi sentido também no município sergipano de Amparo do São Francisco.

O abalo aconteceu precisamente às 8h37 da manhã, e de acordo com o Labsis, que opera estações da Rede Sismográfica Brasileira não é possível dizer que o abalo se trata de um caso isolado, ou se outros podem acontecer. "É impossível saber como a atividade sísmica vai evoluir na região, podendo ocorrer novos tremores, inclusive de maior magnitude, ou simplesmente esse surto ter fim repentinamente", informou o laboratório.

Durante o final de semana e na última segunda-feira (31), abalos sísmicos assustaram moradores de cidades do Recôncavo Baiano. No domingo, o tremor de terra deve magnitude de 4.6, seguido por outros menores e na segunda, aconteceu mais um de 3.5. Conforme imagens divulgadas pela imprensa local, os abalos chegaram a provocar danos materiais em alguns estabelecimentos. 

Sobre a Rede Sismográfica

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON). A RSBR conta ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).