Voluntária deve ter alta após reação adversa em teste de vacina, diz site
A voluntária apresentou sintomas semelhantes aos de uma inflamação
A paciente que apresentou reação adversa ontem à vacina em testes contra o novo coronavírus, fabricada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, tinha alta prevista para ainda hoje. A informação foi divulgada pelo diretor-executivo da farmacêutica, Pascal Soriot, durante videoconferência com investidores da empresa, segundo o site Stat.
A mulher é uma britânica que apresentou sintomas semelhantes aos de uma inflamação da medula espinhal conhecida como mielite transversa. A reação paralisou provisoriamente os testes da vacina, atualmente em fase três, em diversos países — inclusive o Brasil.
Embora o diagnóstico não tenha sido confirmado, Soriot afirmou que o quadro da voluntária evoluiu de maneira satisfatória. Segundo o Stat, os dados apresentados na videoconferência confirmaram que ela recebeu uma dose da vacina em testes, e não de placebo.
O CEO da AstraZeneca ainda informou que os testes já haviam sido paralisados em julho, após sintomas neurológicos em uma pessoa voluntária. No entanto, a pessoa foi diagnosticada com esclerose múltipla, sem relação com o tratamento para a covid-19.
Na reunião, Soriot reafirmou a investidores o compromisso com uma vacina que seja segura. "Uma vacina que ninguém quer tomar não é muito útil", argumentou.
Ainda não há informações a respeito de prazos para a retomada dos testes. Ainda de acordo com o Stat, a vacina da AstraZeneca é a primeira em fase três de testes paralisada por reações adversas, embora o veículo lembre que "pausas deste tipo não são incomuns".
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
