Voluntária deve ter alta após reação adversa em teste de vacina, diz site
A voluntária apresentou sintomas semelhantes aos de uma inflamação
A paciente que apresentou reação adversa ontem à vacina em testes contra o novo coronavírus, fabricada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, tinha alta prevista para ainda hoje. A informação foi divulgada pelo diretor-executivo da farmacêutica, Pascal Soriot, durante videoconferência com investidores da empresa, segundo o site Stat.
A mulher é uma britânica que apresentou sintomas semelhantes aos de uma inflamação da medula espinhal conhecida como mielite transversa. A reação paralisou provisoriamente os testes da vacina, atualmente em fase três, em diversos países — inclusive o Brasil.
Embora o diagnóstico não tenha sido confirmado, Soriot afirmou que o quadro da voluntária evoluiu de maneira satisfatória. Segundo o Stat, os dados apresentados na videoconferência confirmaram que ela recebeu uma dose da vacina em testes, e não de placebo.
O CEO da AstraZeneca ainda informou que os testes já haviam sido paralisados em julho, após sintomas neurológicos em uma pessoa voluntária. No entanto, a pessoa foi diagnosticada com esclerose múltipla, sem relação com o tratamento para a covid-19.
Na reunião, Soriot reafirmou a investidores o compromisso com uma vacina que seja segura. "Uma vacina que ninguém quer tomar não é muito útil", argumentou.
Ainda não há informações a respeito de prazos para a retomada dos testes. Ainda de acordo com o Stat, a vacina da AstraZeneca é a primeira em fase três de testes paralisada por reações adversas, embora o veículo lembre que "pausas deste tipo não são incomuns".
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
