[Vídeo] Cultura fumageira ainda é viva em Arapiraca
Conhecida como a Terra do Fumo na década de 1970, a produção caiu nos últimos anos
Arapiraca, cidade localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, ficou conhecida como a Terra do Fumo, isso porque na década de 1970, o "Ouro Verde", que remete as cores da folha do fumo, elevou o crescimento da cidade, que é a mais importante, economicamente, do Agreste e Sertão do Estado. Ao longo dos anos a produção caiu, mas hoje, 50 anos depois do boom econômico, em 2020, a cultura ainda vive, e resiste, em algumas famílias arapiraquenses.
O agricultor José Cícero, que mora na Vila Canaã, aprendeu o ofício com pai. "Desde que eu era pequeno o meu pai plantava fumo de meia e me levava pequeno pra roça, com 10 anos comecei a trabalhar, meu pai está aposentado e eu estou aqui, levando a vida".
Em 2019 o volume de chuva fez com que o produto perdesse um pouco a qualidade, já em 2020 a expectativa dos agricultores é que a safra seja de uma qualidade superior.
O que também ainda é vivo na cultura são as destaladeiras de fumo, como a agricultura Josenete Souza, que mora na Vila Capim. Ela conta que começou a trabalhar na roça desde os sete anos de idade, e é muito feliz. "Essa é a nossa cultura de Arapiraca e a gente tem que está destalando fumo para comprar de um a tudo, e ser feliz, eu sou muito feliz com a nossa cultura que é o sustenta da família".

A mãe de Josenete, Edite Souza, oje aposentada, mas ainda destala o fumo como uma forma de passatempo. Ela relembra os anos dourados das colheitas, as noites destalando fumo, ao som de cantigas. "As lembranças são muito boas, era só divertimento, da gente destalando fumo, plantando e cantando".
Dona Edite presenteou a reportagem do 7Segundos com uma dessas canções. Veja o vídeo:
Veja também
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
