Ministério Público representa pré-candidatos a prefeito e vice de Mata Grande por propaganda eleitoral antecipada
De acordo com a promotora de Justiça, Adriana Accioly, ambos extrapolaram a finalidade da convenção
O Ministério Público Eleitoral da 27ª Zona, representou os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Mata Grande, no Sertão de Alagoas, José Júlio Gomes Brandão e Franklin Malta Souto Lou, respectivamente, por propaganda eleitoral extemporânea antecipada. De acordo com a promotora de Justiça, Adriana Accioly, ambos extrapolaram a finalidade da convenção, ocorrida no dia 12 de setembro, requerendo a representante ministerial que seja adotado o rito das representações eleitorais e que seja julgada a representação em sua total procedência, para condená-los por violação do art; 36 da Lei 9.504/1997, aplicando-lhes a sanção prevista no § 3º do referido artigo.
A promotora Adriana Accioly relata que os pré-candidatos se desviaram do objetivo legal da convenção, que deveria se limitar a um ato interno do partido, nesse caso o Partido Democrático Trabalhista (PDT), e promoveram propaganda antecipada além de descumprirem a Resolução nº 16050 do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que não permitia aglomeração de pessoas e alertava para o uso de medidas sanitárias.
“Os pré-candidatos estavam cientes da Resolução, sabem perfeitamente do que é autorizado ou não numa pré-campanha do pleito eleitoral, mas resolveram ignorar as determinações. Inclusive, ambos participaram diretamente do ato que reuniu centenas de motocicletas que seguiam um carro com som automotivo divulgando o jingle da campanha. Recebemos fotos e vídeos e, como fiscalizadores, temos a obrigação de fazer com que as leis sejam cumpridas. Por fim, adotamos as medidas cabíveis ”, ressalta a promotora eleitoral, Adriana Accioly.
Citando Luiz Márcio Pereira e Rodrigo Molinaro, ela ressalta que tais práticas “têm um objetivo declarado ou não. E a Justiça Eleitoral não pode fechar os olhos aos que ‘queimam a largada’ e saem na frente na corrida eleitoral, abrindo uma vantagem indevida em relação aos demais e quebrando a isonomia de uma disputa em que se procura conferir condições iguais entre os concorrentes”.
E conclui, afirmando que “no que tange à responsabilidade dos representados (no caso os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito por Mata Grande, pelo PDT) esta é induvidosa”.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
