Polêmica: MDB Estadual inicia processo de dissolução do diretório do partido em Arapiraca
Julgamento ocorre na próxima sexta-feira (25); Diretório tem cinco dias para apresentar a defesa
As eleições para Prefeito em Arapiraca contaram com mais um capítulo polêmico na sexta-feira (18): O MDB Estadual iniciou o processo para a dissolução do Diretório do partido em Arapiraca. O julgamento ocorre na próxima sexta-feira (25) e o Diretório tem cinco dias para apresentar a defesa.
Em uma nota enviada à imprensa, o MDB justificou que “a dissolução do atual Diretório Municipal de Arapiraca, conforme autoriza a lei, para restabelecer a credibilidade e integridade do partido no município.”. O ainda presidente do diretório do MDB Arapiraca, José Macedo, foi informado formalmente do início do processo.
A polêmica começou quando os diretórios nacional e estadual não aceitaram a chapa formada por Luciano Barbosa e Rute Pereira. Segundo informações, a Executiva Estadual apresentou a proposta de dois nomes como opções de candidatos a prefeito: o do deputado estadual Ricardo Nezinho e de Daniel Barbosa, filho de Luciano Barbosa. No entanto, de acordo com informações, todos os filiados se recusaram a votar. Nenhum voto foi depositado na urna do partido e quando a reunião chegou ao fim, os representantes dos diretórios estadual e federal fecharam a ata informando que nenhum candidato a prefeito e nenhum candidato a vereador foi escolhido. Foram feitas três convenções e três atas em dois dias, duas do diretório municipal do MDB Arapiraca e uma convocada pela Executiva Estadual.
O diretório estadual do MDB, no entanto, dissolveu a composição do diretório em Arapiraca, anulou a convenção do dia 15, e parte para o entendimento que as decisões dos diretórios nacional e estadual se sobrepõem as do diretório municipal e que a decisão sobre candidatura cabe ao partido. "Não basta querer ser candidato, é preciso que ele seja escolhido democraticamente dentro do partido, todo político sabe disso", afirmou um emedebista, que pediu para não ter o nome revelado.

O advogado Fábio Gomes, que representa o vice-governador Luciano Barbosa , escolhido como candidato a prefeito na primeira convenção, a do dia 15, diz que a ata já foi registrada.
Existem precedentes parecidos com o corrido em Alagoas em outros Estados. Em casos similares, o que vale é a posição da direção nacional do partido.
O deputado federal Isnaldo Bulhões, foi designado pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para acompanhar a convenção do dia 16 (convocada pela Estadual) e concordou com o envio a ata oficial ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), sem candidaturas para registro. “Por ausência de votos dos convencionais, o MDB não terá chapa majoritária e proporcional para disputar as eleições em Arapiraca”, disse o deputado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
