Polêmica: MDB Estadual inicia processo de dissolução do diretório do partido em Arapiraca
Julgamento ocorre na próxima sexta-feira (25); Diretório tem cinco dias para apresentar a defesa

As eleições para Prefeito em Arapiraca contaram com mais um capítulo polêmico na sexta-feira (18): O MDB Estadual iniciou o processo para a dissolução do Diretório do partido em Arapiraca. O julgamento ocorre na próxima sexta-feira (25) e o Diretório tem cinco dias para apresentar a defesa.
Em uma nota enviada à imprensa, o MDB justificou que “a dissolução do atual Diretório Municipal de Arapiraca, conforme autoriza a lei, para restabelecer a credibilidade e integridade do partido no município.”. O ainda presidente do diretório do MDB Arapiraca, José Macedo, foi informado formalmente do início do processo.
A polêmica começou quando os diretórios nacional e estadual não aceitaram a chapa formada por Luciano Barbosa e Rute Pereira. Segundo informações, a Executiva Estadual apresentou a proposta de dois nomes como opções de candidatos a prefeito: o do deputado estadual Ricardo Nezinho e de Daniel Barbosa, filho de Luciano Barbosa. No entanto, de acordo com informações, todos os filiados se recusaram a votar. Nenhum voto foi depositado na urna do partido e quando a reunião chegou ao fim, os representantes dos diretórios estadual e federal fecharam a ata informando que nenhum candidato a prefeito e nenhum candidato a vereador foi escolhido. Foram feitas três convenções e três atas em dois dias, duas do diretório municipal do MDB Arapiraca e uma convocada pela Executiva Estadual.
O diretório estadual do MDB, no entanto, dissolveu a composição do diretório em Arapiraca, anulou a convenção do dia 15, e parte para o entendimento que as decisões dos diretórios nacional e estadual se sobrepõem as do diretório municipal e que a decisão sobre candidatura cabe ao partido. "Não basta querer ser candidato, é preciso que ele seja escolhido democraticamente dentro do partido, todo político sabe disso", afirmou um emedebista, que pediu para não ter o nome revelado.

O advogado Fábio Gomes, que representa o vice-governador Luciano Barbosa , escolhido como candidato a prefeito na primeira convenção, a do dia 15, diz que a ata já foi registrada.
Existem precedentes parecidos com o corrido em Alagoas em outros Estados. Em casos similares, o que vale é a posição da direção nacional do partido.
O deputado federal Isnaldo Bulhões, foi designado pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para acompanhar a convenção do dia 16 (convocada pela Estadual) e concordou com o envio a ata oficial ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), sem candidaturas para registro. “Por ausência de votos dos convencionais, o MDB não terá chapa majoritária e proporcional para disputar as eleições em Arapiraca”, disse o deputado.
Veja também
Últimas notícias

Jovens ficam feridos após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca

Segurança Pública de Alagoas é aprovada por 72% dos alagoanos, aponta pesquisa

Homem fica ferido após cair de motocicleta na ladeira Geraldo Melo, em Maceió

Gilberto Gonçalves anuncia projeto que beneficiará as famílias riolarguenses

Fórum com participação do MPAL debate violência nas escolas e melhorias nas creches “Gigantinhos”

Pai luta para ver na cadeia jovem responsável por crime de estupro cometido contra sua filha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
