Arapiraca

Com retorno as atividades, Correios trabalham para regularizar fluxo de entregas

Representante do Sindicato lamentou a ausência de concurso e a redução do quadro de servidores

Por 7 segundos 22/09/2020 15h03 - Atualizado em 22/09/2020 16h04
Com retorno as atividades, Correios trabalham para regularizar fluxo de entregas
Tribunal determinou fim da greve dos Correios - Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

Nesta terça-feira (22) os empregados dos Correios retornaram ao trabalho. Segundo sistema de monitoramento da empresa, 92,7% dos empregados dos Correios estão trabalhando normalmente. Em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, os servidores retornaram as atividades, segundo confirmou James Magalhães, do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Telégrafos e Correios em Alagoas (Sintect-AL). Na avaliação do Sindicato a decisão do TST não foi favorável aos trabalhadores.

James Magalhães lamentou o fato de os Correios não contratarem, uma vez que o último concurso foi em 2011. Com a falta de pessoal, ele citou um exemplo da região Agreste, onde um mesmo atendente trabalha em Traipu e Campo Grande. Segundo o sindicalista, ele abre três dias por semana Traipu e outros dois em Campo Grande.

A volta


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, na segunda-feira (21), no julgamento do dissídio coletivo, o retorno dos trabalhadores, sob pena de multa diária de R$ 100 mil às entidades representativas, em caso de descumprimento.

A Empresa informou que, com a compensação das horas não trabalhadas, medida também determinada pelo TST, pretende ampliar a capacidade operacional do plano de continuidade do negócio e normalizar o mais rápido possível o fluxo de entregas de cartas e encomendas, em todo país. Mutirões de entrega continuarão sendo realizados com o apoio dos empregados das áreas administrativa e operacional, segundo informou os Correios.

Sentença normativa


O julgamento do TST decidiu por manter as cláusulas propostas pela empresa, entre elas vale alimentação/refeição, com a inclusão de outras cláusulas de caráter social. O tribunal também determinou a correção salarial em 2,6%.

Conforme a empresa, os Correios continuam com a missão de promover o saneamento de suas finanças, consonante com determinações do Ministério da Economia, preservando empregos, salários e todos os direitos previstos na CLT, bem como outros benefícios do seu efetivo.


Serviços


A rede de atendimento permanece aberta e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. As postagens com hora marcada permanecem temporariamente suspensas – medida em vigor desde o anúncio da pandemia. De acordo com os Correios, para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.