Com retorno as atividades, Correios trabalham para regularizar fluxo de entregas
Representante do Sindicato lamentou a ausência de concurso e a redução do quadro de servidores
Nesta terça-feira (22) os empregados dos Correios retornaram ao trabalho. Segundo sistema de monitoramento da empresa, 92,7% dos empregados dos Correios estão trabalhando normalmente. Em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, os servidores retornaram as atividades, segundo confirmou James Magalhães, do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Telégrafos e Correios em Alagoas (Sintect-AL). Na avaliação do Sindicato a decisão do TST não foi favorável aos trabalhadores.
James Magalhães lamentou o fato de os Correios não contratarem, uma vez que o último concurso foi em 2011. Com a falta de pessoal, ele citou um exemplo da região Agreste, onde um mesmo atendente trabalha em Traipu e Campo Grande. Segundo o sindicalista, ele abre três dias por semana Traipu e outros dois em Campo Grande.
A volta
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, na segunda-feira (21), no julgamento do dissídio coletivo, o retorno dos trabalhadores, sob pena de multa diária de R$ 100 mil às entidades representativas, em caso de descumprimento.
A Empresa informou que, com a compensação das horas não trabalhadas, medida também determinada pelo TST, pretende ampliar a capacidade operacional do plano de continuidade do negócio e normalizar o mais rápido possível o fluxo de entregas de cartas e encomendas, em todo país. Mutirões de entrega continuarão sendo realizados com o apoio dos empregados das áreas administrativa e operacional, segundo informou os Correios.
Sentença normativa
O julgamento do TST decidiu por manter as cláusulas propostas pela empresa, entre elas vale alimentação/refeição, com a inclusão de outras cláusulas de caráter social. O tribunal também determinou a correção salarial em 2,6%.
Conforme a empresa, os Correios continuam com a missão de promover o saneamento de suas finanças, consonante com determinações do Ministério da Economia, preservando empregos, salários e todos os direitos previstos na CLT, bem como outros benefícios do seu efetivo.
Serviços
A rede de atendimento permanece aberta e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. As postagens com hora marcada permanecem temporariamente suspensas – medida em vigor desde o anúncio da pandemia. De acordo com os Correios, para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
