Agreste

Comissão discute retorno das visitas no presídio do Agreste, em Girau do Ponciano

Por 7 segundos 28/09/2020 17h05
Comissão discute retorno das visitas no presídio do Agreste, em Girau do Ponciano
Presídio do Agreste de Alagoas, em Girau do Ponciano - Foto: Josival Menezes/7 Segundos

Desde a tarde da última sexta-feira (25), quando aconteceu uma reunião no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e familiares dos reeducandos, estão tratando da retomada das visitas no sistema prisional. Os entendimentos prosseguiram nesta segunda-feira (28) junto à Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), inclusive com apresentação de uma estratégia alternativa para que as visitas possam acontecer.

Os entendimentos estão acontecendo após solicitação das esposas e companheiras e outros familiares dos reeducandos. Desde o início da pandemia da Covid-19 que as visitas foram suspensas na unidade prisional do Agreste.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB foi representada no encontro pelos advogados Márcio Roberto Lima e Inaldo Valões. O coordenador regional da Defensoria Pública, André Chalub, também participou da reunião juntamente com o subchefe do Presídio do Agreste, Evaldo Santos, além da comissão formada pelas esposas e companheiras dos reeducandos.

Como o Governador Renan Filho anunciou a mudança da fase amarela para azul nas cidades do Agreste, devido à pandemia da Covid-19, os familiares reivindicam o retorno das visitas de forma gradual, como ocorre em outras unidades da federação.

Os representantes da Defensoria Pública e da Comissão de Direitos Humanos da OAB apresentação solicitação, para que aconteça um estudo quanto à viabilidade do retorno das visitas no presídio. Caso não seja possível o retorno presencial no momento, foram apresentadas propostas alternativas: realização de videoconferência, visita no parlatório (por interfone) ou até mesmo gravação de vídeos e envio aos familiares dos reeducandos.