Defensoria identifica problemas em Casa de Passagem inaugurada há 2 meses em Palmeira
Município tem até o dia 19 para adotar as medidas requisitadas pela Defensoria

A nova sede da Casa de Passagem Lurdes Monteiro, em Palmeira dos Índios, foi inaugurada com festa no dia 16 de agosto. A expectativa era que, em um local novo e mais espaçoso, as pessoas em situação de rua fossem melhor atendidas. Mas não foi essa a realidade encontrada pela Defensoria Pública passados menos de dois meses da abertura do local.
A defensora Letícia Silveira Seerig fez uma vistoria na quinta-feira (1º) e encontrou vários problemas no local, entre eles a falta de comida para as pessoas acolhidas no local. Durante a visita, ela encontrou a geladeira da Casa de Passagem praticamente vazia, além de uma pouca quantidade de produtos alimentícios na dispensa. Os problemas encontrados seriam incompatíveis com os repasses federais feitos ao município para a manutenção do local.
No dia seguinte, ela expediu ofício encaminhado à prefeitura, estabelecendo prazo até o dia 19 de outubro para que os problemas sejam solucionados. Entre as providências solicitadas pela defensora pública estão o fornecimento de equipamento de proteção individual (EPIs) aos cuidadores e demais funcionários da Casa de Passagem; máquina de lavar para higienização das roupas de cama dos acolhidos; fornecimento de produtos de limpeza em quantidade suficiente para um mês e fornecimento de itens de higiene pessoal para os acolhidos.
Conforme a Defensoria Pública, o local também carece de adaptações para atender às pessoas com mobilidade reduzida e necessita de alimentos dentro dos padrões de qualidade e de valor nutricional adequado e em quantidade proporcional ao número de acolhidos e de refeições semanais fornecidas.
Além de providências, no ofício, a Defensoria Pública pediu ao Município a prestação de contas dos últimos oito meses das verbas federais repassadas exclusivamente a este programa de alta complexidade e das verbas despendidas mensalmente pelo ente municipal na manutenção do programa, detalhando-se, inclusive, as despesas de tal período em relação à totalidade da verba destinada ao programa de acolhimento.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
