Defensoria identifica problemas em Casa de Passagem inaugurada há 2 meses em Palmeira
Município tem até o dia 19 para adotar as medidas requisitadas pela Defensoria
A nova sede da Casa de Passagem Lurdes Monteiro, em Palmeira dos Índios, foi inaugurada com festa no dia 16 de agosto. A expectativa era que, em um local novo e mais espaçoso, as pessoas em situação de rua fossem melhor atendidas. Mas não foi essa a realidade encontrada pela Defensoria Pública passados menos de dois meses da abertura do local.
A defensora Letícia Silveira Seerig fez uma vistoria na quinta-feira (1º) e encontrou vários problemas no local, entre eles a falta de comida para as pessoas acolhidas no local. Durante a visita, ela encontrou a geladeira da Casa de Passagem praticamente vazia, além de uma pouca quantidade de produtos alimentícios na dispensa. Os problemas encontrados seriam incompatíveis com os repasses federais feitos ao município para a manutenção do local.
No dia seguinte, ela expediu ofício encaminhado à prefeitura, estabelecendo prazo até o dia 19 de outubro para que os problemas sejam solucionados. Entre as providências solicitadas pela defensora pública estão o fornecimento de equipamento de proteção individual (EPIs) aos cuidadores e demais funcionários da Casa de Passagem; máquina de lavar para higienização das roupas de cama dos acolhidos; fornecimento de produtos de limpeza em quantidade suficiente para um mês e fornecimento de itens de higiene pessoal para os acolhidos.
Conforme a Defensoria Pública, o local também carece de adaptações para atender às pessoas com mobilidade reduzida e necessita de alimentos dentro dos padrões de qualidade e de valor nutricional adequado e em quantidade proporcional ao número de acolhidos e de refeições semanais fornecidas.
Além de providências, no ofício, a Defensoria Pública pediu ao Município a prestação de contas dos últimos oito meses das verbas federais repassadas exclusivamente a este programa de alta complexidade e das verbas despendidas mensalmente pelo ente municipal na manutenção do programa, detalhando-se, inclusive, as despesas de tal período em relação à totalidade da verba destinada ao programa de acolhimento.
Últimas notícias
Fachin cancela reunião para discutir Código de Ética do STF
Em fórum, Brasil e Rússia defendem energia nuclear para fins pacíficos
“Não tenho pressão sobre ele”, diz presidente do PT sobre Haddad
Acusado de assédio sexual, Buzzi apresenta atestado médico de 10 dias
Moraes manda governo do RJ enviar à PF imagens de Operação Contenção
Anistia deve facilitar retorno dos opositores de Maduro à Venezuela
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
