Prefeitura publica novo decreto e permite visitas aos cemitérios em Arapiraca
A liberação das visitas no período de 22 de outubro a 4 de novembro, incluindo o Dia de Finados.
A Prefeitura de Arapiraca publicou, nesta quinta-feira (22), novo Decreto Municipal permitindo visitas aos cemitérios públicos e privados. A decisão foi adotada após reuniões com integrantes da Vigilância Sanitária, Procuradoria e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Turismo e técnicos da Secretaria de Serviços Públicos. Foram revisadas as medidas e atualizados os artigos do Decreto Municipal, determinando mudanças no funcionamento dos cemitérios, com destaque para a liberação das visitas, no período de 22 de outubro a 4 de novembro, incluindo o Dia de Finados.
De acordo com o município, a definição segue todas as medidas de segurança previstas para evitar a contaminação por Coronavirus, atendendo a Fase Azul do planejamento de Distanciamento Social Controlado, adotado no Estado, em virtude da pandemia da Covid-19.
As principais orientações são as seguintes:
Ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município;
Ficam proibidas, com o intuito de evitar aglomerações, a realização de celebrações e cultos religiosos no interior dos cemitérios; A programação das celebrações seguem nas paróquias.
Para este período ficam proibidos os serviços de lavagem de túmulos pelas famílias. Entretanto, equipes do Município realizaram o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.
É proibido o consumo de alimentos no interior dos cemitérios;
Quanto ao comércio de flores, velas e itens seguirá regras para o funcionamento e local de instalação e barracas;
Os comerciantes ficam responsáveis pela higiene e uso de equipamentos individuais e segurança;
Somente comerciantes que possuírem cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com autorização poderão comercializar nos entornos dos cemitérios.
O Município realizará a fiscalização nesses locais.
O descumprimento desse decreto importará em responsabilidades civil, penal e administrativa dos infratores.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
