Novo Sintoma: "Dedos de covid" podem durar até 150 dias em pacientes, mostra estudo
Uma nova análise feita por médicos do Hospital de Boston e pelo Global Health Dermatology, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes com coronavírus podem ter o chamado "dedos de covid" por mais de cem dias. A condição é uma erupção cutânea que aparece nos pés dos pacientes, mesmo com a ausência de outros sintomas.
De acordo com uma matéria da BBC, publicada em maio desse ano, o problema dermatológico não é incomum, pode aparecer em pessoas mais jovens e durar vários dias.
Na nova pesquisa, feita com centenas de pacientes que tinham a doença, os cientistas observaram que alguns deles continuavam com os sintomas na pele por vários meses após o diagnóstico. Um paciente teve dedos de covid por 130 dias, já o outro permaneceu com os sintomas por 150 dias.
"Quando começamos a observar a duração dos sinais, alguns desses pacientes estavam apresentando sintomas duradouros. Alguns há mais de 60 dias", disse Esther Freeman, uma das autoras do estudo e diretora de dermatologia de Saúde Global do Hospital Geral de Massachusetts.
A especialista ressalta ainda que, infelizmente, não há muitas informações sobre um tratamento específico para esses pacientes. Porém, já é sabido que o problema dermatológico também provoca urticária, que pode durar cerca de cinco dias, e erupções papuloescamosas, que permanecem por 20 dias. Na nova análise, os pacientes que apresentavam o problema cutâneo também relataram tosse e fadiga persistente.
"Esses dados aumentam nosso conhecimento sobre como a covid-19 pode afetar vários sistemas de órgãos diferentes, mesmo depois que os pacientes se recuperaram de sua infecção aguda", disse Freeman em um comunicado à imprensa. "A pele pode fornecer uma janela visual para a inflamação que pode estar ocorrendo em outras partes do corpo."
Embora a pesquisa traga resultados promissores em relação a mais um sintoma da covid-19, a especialista afirma que o intuito não é causar pânico nas pessoas, e sim, entender como o problema persiste por tanto tempo em um grupo de pacientes.
Veja também
Últimas notícias
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
Caio Bebeto parabeniza Prefeitura por ações rápidas em demandas da Levada e do Mercado da Produção
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
