Além de prefeita reeleita, mulheres são maioria na Câmara em Senador Rui Palmeira
Das nove vagas do Legislativo, cinco serão ocupadas por mulheres em 2021
Apesar de serem maioria nas universidades e de ocuparem espaço significativo no mercado de trabalho, as mulheres ainda são minoria na política. Os espaços políticos ainda são muito machistas e em muitos casos, mulheres são lançadas candidatas apenas para que os partidos possam cumprir a cota de gênero. Mas um pequeno município do Sertão alagoano está reescrevendo esta história e possivelmente terá a maior representação feminina nos poderes Executivo e Legislativo em Alagoas, proporcionalmente.
Em Senador Rui Palmeira, além da prefeita Jeane Moura (MDB) ser reeleita com 67% dos votos válidos, a Câmara Municipal contará com maioria feminina a partir de 2021. Das nove vagas, cinco serão ocupadas por mulheres.
Jeane Moura obteve 4.332 votos, pouco mais que o dobro de seu único oponente, o Padre (Solidariedade), que teve 2.064 ou 32,27% dos votos. O município teve ainda 23,14% de abstenção, 4,91% de votos nulos e 1,1% de votos em branco.
A prefeita reeleita tem 41 anos, é casada e filha do ex-prefeito Siloé Moura, que também teve dois mandatos à frente do Executivo Municipal.
Já as eleitas para a Câmara Municipal são: Genilda Ferreira (MDB), que foi a mais votada do município com 564 votos; Célia Ferreira (MDB) - 422 votos; Liliane Malta (MDB) - 409 votos; Selma Enfermeira (MDB) - 400 votos; e Viviane (PSD) - 311 votos.
O Legislativo municipal também será composto por Lenildo da Energia (MDB) - 510 votos; Zé Milton (MDB) - 508 votos; Reninho (MDB) - 392 votos; e Edvânio Cirilo (PSD) - 333 votos.
Do total de vereadores eleitos, sete são do MDB, mesmo partido da prefeita reeleita, e apenas dois são do PSD. Os dois partidos foram os únicos a formar chapas proporcionais no município. As nove vagas no Legislativo foram disputadas por 23 candidatos.