Jovem que teve pés amputados e viralizou na web com vídeos de humor recebe próteses
Letícia Fabbri, de 26 anos, é moradora de São Paulo e teve os pés amputados em 2018 devido a uma pneumonia bacteriana que se agravou

“Senti minha liberdade de volta". Foi com essa frase que a jovem Letícia Fabri, de 26 anos, desabafou ao G1 após ganhar próteses de um empresário de Sorocaba (SP). A entrega foi feita na última sexta-feira (13).
A jovem mora em São Paulo e viralizou na internet com vídeos usando o humor para conscientizar as pessoas sobre a deficiência física. Ela teve os pés amputados em 2018 devido à uma pneumonia bacteriana, que se agravou. Atualmente, tem mais de 168 mil seguidores no Tik Tok e 114 mil no Instagram.
Em entrevista ao G1, Letícia contou que ficou dois anos em uma cadeira de rodas. Ela também perdeu a audição e a visão, mas passou por uma cirurgia nos olhos e conseguiu enxergar novamente. Hoje, faz uso de óculos e aparelhos auditivos. Para ela, receber as próteses foi emocionante.
“Fiquei dois anos em cadeira de rodas. Eu não consigo falar com palavras esse sentimento. É uma vitória, estou em êxtase e muito grata”, relata Letícia.
De acordo com Nelson Nolé, dono da empresa em Sorocaba que fez a doação, ele soube da história de Letícia pela unidade da empresa em São Paulo e se sensibilizou.
Ainda segundo Nolé, 30% das próteses que são fabricadas são doadas para pessoas que não têm condições financeiras para pagar. Esse trabalho é feito há mais de 50 anos, diz o empresário.
“Não há sensação melhor. Não é o que você ganha, é o que você passa para as pessoas. Hoje, nós temos diversos casos que a gente reabilita que a pessoa volta a ter uma vida normal”, conta Nelson.
A empresa atende mais de 100 crianças com fisioterapias e troca de próteses. Atualmente, Letícia está fazendo acompanhamento com fisioterapias.
Diagnóstico
Letícia tem doença autoimune chamada trombocitopenia imune primária, que é considerada rara e causa uma queda no número de plaquetas no sangue. Ela foi diagnosticada aos sete anos e, apesar da causa não ser hereditária, o pai e o irmão da jovem também foram diagnosticados com a mesma doença.
De acordo com a jovem, em 2017, ela teve meningite e ficou 15 dias na UTI. Um mês depois, o pai de Letícia ficou mal enquanto estava trabalhando e morreu. Na época, não foi identificado que a causa fosse relacionada à doença.
Em 2018, Letícia teve uma pneumonia bacteriana que se agravou por conta de uma infecção generalizada. Ela sofreu cinco paradas cardíacas, ficou dois meses em coma e precisou passar por traqueostomia.
A jovem também teve que fazer o uso de adrenalina, mas os pés dela pararam de ter circulação sanguínea. Foi quando ela precisou amputar.
“Muita gente que me segue e passou por uma amputação conseguiu encarar isso de uma forma mais leve. Eu nunca tive um problema com a doença, no começo foi muito difícil para eu me adaptar a nova condição física”, relata.
Diante da situação, Letícia não tinha condições de comprar próteses novas e uma ONG se uniu com outras duas empresas e a convidaram para participar da campanha "Lacres do Abraço" para conseguir arrecadar dinheiro para as próteses.
A ação chegou até o estádio do Morumbi e mobilizou o time do São Paulo e outros torcedores para ajudar na arrecadação.
'Aprendi a usar isso para ajudar as pessoas'
Pela câmera do celular, a jovem conta um pouco do cotidiano em que vive. Segundo ela, a repercussão na internet a fez refletir sobre como ajudar as pessoas usando de situações ruins para mostrar o lado bom da vida.
"Quando tudo isso mudou, a minha vida mudou. Mesmo com essa situação ruim, abriram algumas portas e eu consegui fazer que muitas pessoas mudassem o ponto de vista da vida delas. Foi isso que me deu o combustível para continuar."
Ainda segundo ela, ao ganhar as próteses, ela pretende doar 140 cadeiras de rodas no próximo ano, que foram compradas com o valor arrecadado durante a campanha.
"Todo mundo que me manda mensagem eu sempre compartilho porque quero mostrar para as pessoas que isso não aconteceu só comigo. Pra mim foi um susto, mas hoje eu aprendi a usar isso para ajudar as pessoas", relata.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
