Infarto causa a morte de 70 mil brasileiros por ano, segundo a OMS
Cardiologista afirma que as primeiras 6 horas dos sintomas são cruciais
Dor aguda no peito em aperto com irradiação para o braço esquerdo ou mandíbula, cansaço, sudorese, náusea e palpitações são alguns dos sintomas do infarto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca 300 mil pessoas sofrem de doenças cardiovasculares e 70 mil brasileiros morrem todos os anos vítimas do infarto. No geral, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças cardiovasculares.
Para o cardiologista Cleber Costa, o tabagismo, o sedentarismo e o consumo exagerado de sal são os principais causadores mutáveis de doenças do coração. “Se tivéssemos condições melhores de acesso à saúde, as doenças cardiovasculares poderiam ser minimizadas.”, disse o médico.
Dados do Hospital Geral do Estado (HGE), de 2017, apontam que das 823 pessoas que deram entrada na unidade de saúde vítimas de doenças cardíacas, 375 foram diagnosticadas com infarto, o que representa 45% dos pacientes.
De acordo com Cleber, a prevenção é o melhor remédio para tratar esse mal, que pode levar à morte. “Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras é um dos segredos. Movimentar o corpo e inserir hábitos saudáveis na rotina também faz toda a diferença”, alertou o cardiologista.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em pessoas com idade entre 40 e 65 anos, e de 20% das pessoas com idade acima dos 30 anos. Cleber alerta, ainda, para a realização dos exames de rotina, que são fundamentais para o paciente saber o que acontece em seu corpo. “Qualquer sinal de alteração, o paciente deve procurar um médico especialista para que o problema seja investigado. As primeiras 6h do início dos sintomas cardíacos são determinantes e cruciais para reverter uma fatalidade.”, explicou.
Últimas notícias
Como fazer as melhores compras nas datas comemorativas
Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Batalha
Polícia Civil reforça divulgação de imagens de suspeito de furto em supermercado de Maceió
Entrega de UBS no Distrito Poço: povoado recebe calçamento, iluminação de LED e a garantia de novas obras
SSP de AL monitora identificação de mortos em operação no Rio à procura de 'Nem Catenga', foragido e líder de facção
'Passinho do Jamal': vídeo gravado em frente à Central de Flagrantes leva dançarinos à delegacia em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
