Cidades

Obra de escola é abandonada e causa risco de atropelamento e transtornos em Arapiraca

Material deixado em esquina obriga veículos a subirem calçada ao passarem pelo local causando risco de atropelamento a pedestres e moradores

Por 7Segundos 18/12/2020 11h11 - Atualizado em 18/12/2020 12h12
Obra de escola é abandonada e causa risco de atropelamento e transtornos em Arapiraca
Amontoado de areia e metralha foi abandonado no meio da rua; carros precisam subir em calçada para passar pelo local - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

Enquanto a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) posa sorridente na inauguração de um centro de educação infantil no bairro Verdes Campos e discursa falando sobre a importância da Educação, a reforma de uma outra escola foi completamente esquecida pela administração municipal: a da Escola de Ensino Fundamental Ana Rita de Cássia, localizada na esquina entre as ruas São Miguel e Boa Vista, no Centro da cidade.

Segundo moradores, desde 16 de novembro - dia posterior à eleição municipal - que não há operários trabalhando no local. O motivo para a paralisação da obra, aparentemente, não é a falta de material de construção, uma vez que um grande volume de areia localizado bem na esquina causa transtornos no trânsito, aumentando o risco de atropelamento de pedestres e de moradores da região.

Escola teve obra abandonada logo após à eleição municipal, dizem os moradores

"Os carros e até aqueles caminhões pesados que vão para a feira na Rua do Sol passam por cima da minha calçada por conta dessa areia, que toma conta de toda a rua. A calçada está sendo destruída e uma hora um carro desses vai acabar invadindo a minha casa. Não tem como não ficar indignada com uma coisa dessas", afirma uma moradora do local.

Ela e outros residentes das proximidades chegaram a denunciar o problema em uma emissora de rádio, mas até o momento nada foi feito. Nesta sexta-feira (18), a esquina continua tomada pelo amontoado de areia e também de metralha, dificultando o trânsito na região.

Moradores denunciam que após abandono da obra, parte da matéria-prima foi furtada por invasores de escola

A dona de casa relata que, assim como os pedestres que tem a calçada dela como a única opção 'segura' ao passar na região, corre o risco de ser atropelada na porta de casa. "A situação só melhorou um pouco porque um vizinho teve pena de mim e, com uma pá, juntou mais a areia, mas ainda assim os carros precisam subir na calçada para passar", declarou.

Saúde e segurança

Além de transtorno no trânsito, a areia e também a metralha abandonada na rua tem provocado poças que acumulam água a céu aberto, aumentando o risco da proliferação de mosquitos. "A prefeitura teve a intenção de reformar a escola, mas já que não vai dar continuidade a obra, então que pelo menos retire esse amontoado de material e de metralha que está aqui, que está acumulando água e virando criatório de mosquito da dengue, sem falar no risco que a gente corre de ser atropelado", declarou outro morador.

Ele também teme pela segurança dos moradores da região uma vez que faz quase uma semana que o portão da escola foi arrombado e parte da matéria-prima usada na reforma foi roubada.

Ainda há tijolos e telhas no local, mas cimento e pá teriam sido furtados após portão ser arrombado

A reportagem do 7Segundos esteve na escola e constatou que, além da areia e metralha na rua, o portão da escola está aberto e qualquer pessoa pode entrar no local. Há uma grande quantidade de tijolos na área interna, mas conforme o morador, a quantidade era ainda maior.

"O portão foi arrombado domingo [13] e já levaram tijolo, cimento e pá de dentro da escola. A gente tem medo que entrem aí para fazer uso de droga e outras coisas erradas", ressaltou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, que encaminhou a seguinte nota:

"A prefeitura de Arapiraca através da secretaria de Educação Esporte e Lazer do Município, informa que as obras de reforma da Escola Ana Rita de Cassia, vão ser retomadas na próxima semana. A empresa responsável pelos serviços também aguarda a chegada de matéria-prima que devido a falta no mercado desacelerou os trabalhos porém garante a normalidade nos serviços, dando continuidade ao que foi planejado para a instituição."

Prefeitura alega que obra foi 'desacelerada' e que empresa aguarda chegada de materiais para dar continuidade