[Vídeo] Filho de ex-prefeita apela à Justiça por remédio de alto custo
Daniel Rocha relata dificuldade sofrida por ele e por outros pacientes que precisam de medicação que não é fornecida pelo SUS
![[Vídeo] Filho de ex-prefeita apela à Justiça por remédio de alto custo](https://img.7segundos.com.br/fayYf5KldlrPHB4er0Q1342b_D0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2020-12-21-at-172914.jpeg)
O vídeo em que Daniel Rocha, filho da ex-prefeita Célia Rocha, relata as dificuldades enfrentadas para obter medicação de alto custo para dermatite atópica, viralizou no último fim de semana e demonstra a realidade de muitas pessoas sofrem de doenças e que necessitam de medicação que não está na lista do Sistema Único de Saúde (SUS).
Enquanto mostra as marcas de irritação da pele e afirma que, apesar do aspecto já passou por período muito piores da doença, Daniel Rocha faz um relato das dificuldades para obter o medicamento Dupixent, que combate as crises provocadas pela doença, que provocam inflamações na pele e coceira.
"Faço um apelo ao governador, por favor, todo mundo sabe do problema da judicialização da saúde e da briga entre os entes [esferas municipal, estadual e federal]. Chame o governo federal, a Justiça, a Defensoria, o Ministério Pública, Assembleia, AMA e sentem para chegar a um denominador comum", apelou.
Daniel Rocha explicou que desenvolveu a doença, que se manifesta com inflamações e coceira em várias partes do corpo, ao passar um período exposto a muita poeira em sua empresa há cerca de dois anos e meio. A alergista Andreia Teófilo receitou o Dupixent, que de acordo com o empresário, é um medicamento revolucionário para a doença que ele sofre.
O tratamento, que não tem prazo para acabar, tem custo alto e, como a medicação não é fornecida gratuitamente pelo SUS, a Defensoria Pública ajuizou ação contra o Estado para obtenção do Dupixent. "O direito à saúde é universal, então o governo tem que custear o medicamento", afirma Daniel Rocha.
De acordo com a Defensoria Pública, a ação foi ajuizada no final do ano passado e, em março deste ano, o governo estadual cumpriu a liminar concedida pela Justiça, fornecendo medicação suficiente para o período de seis meses. Só que após a concessão da liminar, o juiz voltou atrás, e decidiu que para obter o medicamento, a Defensoria deveria ajuizar a ação junto ao governo federal.
"Foi uma decisão que podemos chamar de cômoda e que, posteriormente o Tribunal de Justiça reformou, dizendo que a ação pode, sim, ser ajuizada na Justiça estadual. Por conta disso, foi preciso ajuizar uma nova ação, cuja liminar já foi concedida e agora está em fase de pedido de bloqueio de recurso, para que o Estado forneça novamente a medicação", explicou o defensor público André Chalub.
Conforme o defensor público, o Estado está recorrendo junto ao Supremo Tribunal Federal, com a alegação de que a competência para o fornecimento da medicação é também dos municípios e do governo federal.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que encaminhou a seguinte nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
DISPENSAÇÃO DO MEDICAMENTO DUPIXENT 300 MG
A Secretaria de Estado da saúde (Sesau) esclarece que o medicamento Dupixente 300 mg não integra a lista do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria do Ministério da Saúde (MS) e, com isso, é dispensado, apenas, por meio de decisão judicial. Salienta que, tão logo houve a primeira decisão judicial determinando que a Sesau deveria fornecer a medicação para o usuário Daniel Rocha Soares, foram adquiridas 14 ampolas e entregues no dia 27 de março deste ano.
A Sesau informa que, por se tratar de um medicamento de alto custo, o juiz de primeiro grau decidiu ser necessário aplicar entendimento tomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o qual decidiu que a competência para a aquisição do medicamento Dupixente 300 mg caberia ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Entretanto, como não há um entendimento consolidado do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) sobre esta demanda, a Sesau vai contatar o Ministério da Saúde a fim de viabilizar o fornecimento da medicação até que o STF delibere sobre o assunto e apresente um veredicto final sobre qual ente federativo (União, Estados ou Municípios) tem a responsabilidade de fornecer o Dupixente 300 mg.
Últimas notícias
![Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões](https://img.7segundos.com.br/pQ0a0sz1Rojx64Gh_zmRGn-iiNQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mega-sena-1112203504-0.webp)
Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões
![Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024](https://img.7segundos.com.br/ljZYwTOG-gFC-fD8Ufa6lJRmrQc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/maceio-dron.jpeg)
Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024
![Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada](https://img.7segundos.com.br/nhWWCmFExYGx9DdFgFk5FF8pOs4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/corpo-de-bombeiros-resgata-funcionario-que-teve-mao-presa-em-amaciador-de-carne-em-maceio.png)
Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada
![Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal](https://img.7segundos.com.br/q_EozI7O41u0qa9Pumg4DuVymn4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fpso-almirante-tamandare-capa-credito-divulgacao-sbm.webp)
Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal
![Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo](https://img.7segundos.com.br/8jjhv3aChscsIgUBbM9rRerwoeQ=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9c044a89-d6ac-459a-921a-6a5bffa5d12d.jpg)
Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo
![IMA desenvolve ações educativas durante as prévias carnavalescas de Maceió](https://img.7segundos.com.br/DVATC4D-PeUwfVDvms5q38CkZQU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/ima-desenvolve-acoes-educativas-durante-as-previas-carnavalescas-de-maceio.jpeg)
IMA desenvolve ações educativas durante as prévias carnavalescas de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)